Pranayamas para Combater a Ansiedade
Quando nos tornamos conscientes da respiração por meio de Pranayamas, administramos a nossa força vital. Ao falarmos de ansiedade, temos aqui uma das ferramentas mais importantes para esse tratamento que envolve a respiração. Essa consciência respiratória nos permite ter mudanças fisiológicas e mentais que aliviam as crises.
O importante deste estado é tomarmos medidas para aliviar a situação e não evoluir para sintomas mais graves. Por isso, apresentaremos alguns Pranayamas excelentes de serem trabalhados para reduzir a ansiedade. Esse uso é uma medida preventiva para manter o autocontrole. Eles aliviam qualquer desconforto e auxiliam em algo que pode se tornar incontrolável.
Nadi Shodhana ou Respiração Alternada:
Esse é o Pranayama que trabalha a respiração pelas narinas alternadas. Ele reduz a frequência cardíaca e alivia a ansiedade. O processo de aprofundarmos a respiração, nos permite a ativação do sistema nervoso e sinaliza ao corpo que é seguro descansarmos.
1. Devemos nos sentar com a coluna ereta. A mão esquerda pode ser colocada no joelho esquerdo. Temos que definir um temporizador entre 1 e 10 minutos. Podemos começar com apenas um ou dois minutos e trabalhar até mais.
2. O polegar da mão direita fecha a narina direita.
3. Vamos inspirar pela narina esquerda e usar os dois dedos menores para fechar a narina esquerda.
4. Vamos prender a respiração.
5. Expirar pela narina direita.
6. Repetir para o lado oposto. Inspirar pela direita, fechar, segurar e expirar pela esquerda.
Respiração Yogue Completa:
Esse Pranayama pode ser feito de maneira sentada ou deitada. Essa técnica é composta de uma inspiração focando em três partes do corpo, abdômen, caixa torácica e peito. E depois a expiração realizada da mesma forma. Ela nos ensina a focar na nossa respiração e usar a capacidade pulmonar. A concentração nesse exercício acalma a mente e fornece ao corpo e cérebro o oxigênio necessário para controlar a tensão da ansiedade. O Pranayama se faz da seguinte forma:
1. Inspirar no abdômen
2. Inspirar na caixa torácica
3. Inspirar no peito
4. Expirar do peito
5. Expirar na caixa torácica
6. Expirar no abdômen
Bhramari Pranayama ou Respiração da Abelha:
Este é um Pranayama feito para exalarmos de uma forma que soa como o zumbido de uma abelha. Podemos definir um cronômetro que se torna útil na prática, com a finalidade de reservarmos uma quantidade de tempo e estarmos o mais presente possível. Desta forma, estimulamos o nervo vago e ativamos o sistema nervoso parassimpático, diminuindo a ansiedade.
1. Colocamos os dedos indicadores nos ouvidos, e se preferir feche os olhos.
2. Inspiramos pelo nariz
3. Com a boca fechada, fazemos um zumbido ao expirarmos
4. Repetimos quantos ciclos quisermos ou até o cronômetro disparar
Algumas pessoas falam que a ansiedade é baseada no futuro, por isso o uso de Pranayamas pode ser essencial para nos conectarmos à nossa respiração e permitir uma estabilidade no presente. Eles também têm o poder de nos acalmar fisicamente e nos fornece todo o oxigênio que precisamos para uma mente saudável.
Por Dilma Balota