Filosofias da Índia

Bhagavad Gita

O curso possui o objetivo de fornecer as bases fundamentais para o estudo das filosofias indianas, com ênfase no Vedanta.

Tais tópicos advêm de fontes religiosas do hinduísmo, tais como os Vedas e a Bhagavad Gita, bem como de literatura especializada tradicional.

À literatura moderna é conferida a função de mediadora entre os mundos antigo e contemporâneo, buscando-se compatibilizar os critérios interpretativos próprios dos textos primários abordados com o contexto do leitor brasileiro.

Apresentação de algumas das principais escolas da filosofia hindu;

Contexto histórico/cronológico;

Autores e fontes primárias;

Relação entre religião e filosofia no contexto védico;

Modos do conhecimento e seu tratamento pela Escola Nyaya de lógica;

Os termos do silogismo, segundo o Nyaya;

O lugar da razão e sua relação com o texto revelado;

Hermenêutica do ritual e escola Mimamsa;

Conceitos centrais do Vedanta e sua herança do Mimamsa;

Vedanta na Bhagavad Gita;

Ganesha

SOBRE O PROFESSOR

Prof. Dr. José Abílio Perez Júnior

No Curso “Filosofias da Índia - As Seis Escolas Filosóficas Ortodoxas da Filosofia Hindu”, o Prof. Dr. José Abílio Perez Junior traz uma abordagem que se funda nas vertentes mais atualizadas da Ciência da Religião, em contexto internacional, em convergência com o apreço pelas fontes primárias tradicionais e suas formas próprias de interpretação.

Abílio terminou recentemente uma pesquisa de pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo, acerca da iconografia e do simbolismo arquitetônico do templo de Chidambaram, de Shiva Nataraja. Seu doutorado, pelo Programa em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, versou sobre a Filosofia da Arte Indiana, por meio do estudo das fontes clássicas (Natyashastra, de Bharatamuni) e seus desdobramentos medievais.

Abílio também é pesquisador do Imaginário e Hermenêutica Simbólica, na vertente de Gilbert Durand, Gaston Bachelard e Andrés Ortiz-Osés.

Curso de Filosofias da Índia com o Prof. Dr. José Abílio Perez Júnior.

Inscreva-se e receba conteúdos, novidades e informações sobre nossos eventos e atividades