VOLUNTARIADO

O trabalho voluntário é uma das formas mais sublimes de praticarmos o amor, é um caminho para os que buscam a verdade, a justiça e o desenvolvimento espiritual.

Além de contribuir para o bem-estar de outras pessoas e da comunidade, o trabalho voluntário proporciona paz interior, felicidade e possibilita que os ensinamentos recebidos sejam colocados em prática.

O desenvolvimento espiritual só pode ser alcançado pela prática dos três fatores de revolução da consciência: morrer, nascer e sacrificar-se pela humanidade. Morremos através da constante prática de abandonar aquilo que nos impede de expressar nossa beleza interior. Nascemos quando expressamos a bondade, a beleza e a justiça. Sacrificamo-nos pela humanidade por meio do serviço voluntário, desinteressado, o exercício da vontade e a prática do amor e da compaixão.

Nesse processo de busca, passamos por algumas fases. No primeiro momento, ao iniciarmos os estudos, começamos nossa auto-observação e trabalhamos sobre nós mesmos, de forma individual e isolada. Seguindo o caminho, passamos a fazer parte da comunidade, relacionando-nos com as outras pessoas, e realizando nossas primeiras atividades voluntárias. Por fim, quando abraçamos o ideal de fraternidade, trabalhamos efetivamente na escola, dedicando-nos à sua manutenção, apoiando as equipes, dando palestras, ou contribuindo com o que for necessário para continuidade e divulgação.

Quando abandonamos a busca de algo fantástico e nos voltamos para a vida prática, concreta e objetiva, observando as necessidades reais, percebemos que o caminho para a autodescoberta está nas nossas ações e relações cotidianas. Assim, o voluntariado é uma forma de assumirmos a nossa responsabilidade pelo mundo em que vivemos.

Todo trabalho voluntário possui seu próprio mérito. Se quisermos alcançar a paz, a felicidade e a bem-aventurança, devemos criar méritos espirituais através do serviço voluntário em favor do desenvolvimento espiritual das outras pessoas. Todos podem colaborar com as habilidades que possuem. Os voluntários que se dedicam aos trabalhos básicos, às atividades mais simples, garantem que os eventos aconteçam. Os eventos são à base da existência da escola.

O trabalho voluntário possibilita maior integração e a criação de bons laços de amizade. Em um nível mais elevado, o voluntariado é a luta por um ideal, é um chamado interior com o propósito sagrado de ajudar as outras pessoas a se libertarem de seus sofrimentos e alcançarem a bem-aventurança.