Segunda Câmara

SEGUNDA CÂMARA

Os grupos gnósticos samaelianos são divididos em três níveis ou câmaras. Apesar disso, alguns grupos possuem outras divisões ou subdivisões, dependendo de sua ramificação. Aqui vamos nos ater as três câmaras.

Na primeira câmara estão as atividades públicas, onde são oferecidos conhecimentos esotéricos básicos e práticas espirituais. Normalmente se ensina o exoterismo do esoterismo. Cada grupo possui a sua programação de aulas, cursos, práticas. Em primeira câmara não há nenhum tipo de compromisso do aluno com a Escola.

A segunda câmara é para aqueles que se identificaram com o ensinamento e com a comunidade e desejam avançar em seu caminho. Ela é para aqueles que querem intensificar o trabalho interno e aprofundar os estudos. Em segunda câmara se deveria estudar esoterismo. Para fazer parte desta segunda câmara, o candidato deve passar por um ritual iniciático.

A segunda câmara não é uma continuação ou extensão da primeira. Assim, não basta concluir os cursos e aulas dados em primeira câmara para passar para segunda. O candidato deve ter um verdadeiro anelo que o impulsione. Desta forma, não existe um tempo específico para passagem para segunda câmara.

A segunda câmara é para aqueles que querem participar da comunidade e servir. Da mesma forma que o candidato a segunda câmara precisa ter afinidade com a comunidade, a comunidade precisa ter afinidade com o candidato.

Em segunda câmara começam as atividades fechadas ou reservadas. A segunda câmara é para aqueles que entendem a importância de rituais e atividades de templo. É um ambiente de comunidade, estudos e serviços. São os membros de segunda câmara que mantém os grupos, que garantem que o ensinamento chegue aos demais.

A maioria dos grupos não recebe visitantes de segunda câmara em suas atividades e não permite que seus membros participem de atividades de segunda câmara em outras instituições. Aqui na Escola Gnósticas os visitantes são bem-vindos, sejam eles membros de outras instituições, ou pessoas que já participaram de segunda câmara e que, no momento, não estão participando de nenhuma instituição.

A terceira câmara é um ambiente para rituais e atividades de templo mais avançadas e também para estudos ainda mais avançados do que os de segunda câmara, estudos esses que exigem de seus membros uma estrutura psíquica e maturidade, pois em terceira câmara se compartilha o esoterismo do esoterismo.

Para se entender a divisão em câmaras corretamente e se valorizar cada uma como se deve é necessário entender o processo de iniciação.

Grupos gnósticos do passado também tinham suas classificações das pessoas como hílicas (voltadas ao materialismo), psicológicas (mentais e emocionais) e pneumáticas (em busca da própria alma), o que vale estudo e reflexão.

As ideias das três linhas de trabalho de Gurdjieff e Ouspensky e dos homens número um a sete, trazem importantes conhecimentos que podem inspirar a compreensão das câmaras.