Os Amantes do Conhecimento
Esses dias comemoramos o Diwali, que é o festival das luzes, a celebração da vitória da luz sobre as trevas, a vitória da consciência sobre a ignorância.
Existem aqueles que são os amantes do conhecimento. Estão sempre buscando expandir o conhecimento, sempre estudando, refletindo. Estão sempre abertos, facilmente abandonam uma ideia quando reconhecem outra melhor, superior, mais profunda. Esses conseguem colocar em prática, vivenciar os conhecimentos, perceber de forma diferente.
Existem aqueles que gostam muito de conhecimento. Estão sempre estudando. Por vezes, possuem um amplo conhecimento. Mas são intelectuais e se apegam aos conhecimentos, não conseguem soltar facilmente de uma ideia. Seus conhecimentos ajudam na vida prática, mas de forma intelectual.
Existem aqueles que são curiosos. Sempre querem novidades, novos conhecimentos, informações. Não se fixam muito, não aprofundam. Gostam e se divertem com o conhecimento.
Existem aqueles que são dogmáticos. Buscam consolação, conforto, segurança. Estão sempre muito presos as ideias. Importam mais suas ideias e necessidades de segurança do que a verdade. Gostam do conhecimento para se sentirem seguros.
Existem aqueles que gostam apenas de suas próprias ideias. Sempre duvidam e criticam as ideias dos outros. Concordam apenas com quem pensa da mesma forma. Não são amantes do conhecimento e da verdade. São amantes de si mesmos. Adoram quem pensa da mesma forma, pois assim se afirmam e se adoram.
Não tem muita importância onde estamos. Importa mais reconhecermos e avançarmos.
Nosso trabalho é despertar a consciência, vencer as trevas da ignorância. Para isso precisamos abandonar o que não nos traz sabedoria, paz interior e buscar os conhecimentos mais elevados, precisamos abandonar as ideias do passado e nos abrir ao conhecimento vivo, a verdade. Essa é a postura dos amantes do conhecimento, da verdade, da luz.
Os conhecimentos que nos são apresentados são grandiosos, mas precisamos reconhecê-los, amá-los, colocá-los em prática, vivenciá-los. Essa é uma oportunidade rara.
Por Fabio Balota