O que é Yoga
Todos nós buscamos a paz de espírito, principalmente nesses tempos modernos em que a rotina corrida, os prazos apertados e as demandas do dia a dia parecem nos desgastar ao extremo e exaurir toda a nossa energia, sem que nossas mentes possam relaxar e experimentar qualquer sentimento de paz.
A paz e a plenitude definitivamente não são coisas que podemos encontrar do lado externo, muito pelo contrário, apenas através do controle da mente é que podemos vivenciar a verdadeira plenitude, mesmo quando estamos diante de problemas e situações que parecem não ter solução.
Diante disso, o yoga é uma ferramenta capaz de proporcionar essa paz e plenitude que tanto buscamos, mas temos imensa dificuldade para encontrar. Isso acontece porque o yoga visa nos levar pelo caminho do autoconhecimento, em essência, se trata da integração entre a mente, corpo e alma de cada indivíduo.
O yoga nos proporciona vivenciar uma experiência de união com o absoluto, isso significa unir a consciência individual com o todo, ou consciência universal. Mas, é bom ressaltarmos que o yoga não se trata de uma religião, muito pelo contrário, ele pode ser visto como uma filosofia de vida, pois sua essência, é guiar o indivíduo através de si mesmo para que ele encontre sua própria alma e a liberdade suprema.
Qual é o objetivo do yoga?
Um dos principais objetivos do yoga é acalmar a mente para se unir a plenitude do espírito. Para isso, o yoga se associa a práticas meditativas, fazendo com que o corpo e a mente se fundam em busca do autoconhecimento, equilíbrio e a conexão com a alma, no intuito de se unir com a vida.
Encontrar o silêncio da mente não é uma tarefa fácil, levando em conta que nossas mentes, inquietas pelos inúmeros pensamentos que temos o tempo todo, movidos pelos infinitos desejos de nosso ego, ficam aflitas praticamente o dia todo, até mesmo quando estamos tentando adormecer.
Por isso, para que nossas mentes possam se acalmar, principalmente diante de uma rotina tão frenética quanto a que vivemos atualmente, é necessário nos desfazermos do amontoado de sentimentos, pensamentos e emoções aos quais vivemos imersos em nosso dia-a-dia, e isso apenas é possível quando nos permitirmos praticar o yoga com verdadeira dedicação.
Quem pode praticar yoga?
Sabendo que yoga não se trata de uma religião, e sim uma prática em busca de nossa verdadeira individualidade, podemos afirmar que qualquer pessoa, independente de sua religião, crenças ou idade pode praticar e se beneficiar do yoga.
Por isso, todos aqueles que buscam o desenvolvimento espiritual, se tornar pessoas melhores, bem como encontrar a harmonia dentro de si e viver em estado constante de paz e liberdade, vão se beneficiar ao praticar regularmente o yoga.
O yoga, quando praticado de forma assídua, é capaz de responder a essas três perguntas que sempre nos fazemos mais parece não haver respostas:
Como fazer para conseguir o contato comigo mesmo?
Como experimentar a plenitude?
Como alcançar a paz interior?
As respostas para todas essas questões só podem ser obtidas através do processo de autoconhecimento, e é exatamente por isso que é possível encontrá-las quando se pratica o yoga, pois a prática serve para nos preparar para o caminho do autoconhecimento.
É possível praticar yoga sem meditar?
O Yoga é uma junção de movimentos corporais com a meditação. No entanto, há aqueles que praticam o yoga apenas para obter os benefícios das práticas corporais, sem se envolver na parte meditativa.
Não há nada de errado com isso, pois os benefícios para a saúde do corpo também são imensos. No entanto, ao associar o yoga com a meditação é possível experimentar um estado relaxado que vai muito além do corpo.
Duas coisas acontecem quando praticamos o yoga de forma contínua:
1- Somos capazes de acalmar e até mesmo neutralizar as centenas de emoções e pensamentos que nos transpassam, e isso nos ajuda a tomar atitudes com mais clareza, assim, dificilmente vamos nos arrepender de nossas ações.
2- Leva o praticante ao encontro de sua verdadeira essência e o ajuda a permanecer nela e isso é essencial para nos desviarmos dos caminhos que não são nossos de fato.
Então, se deseja iniciar nas práticas de yoga, saiba que ela serve para você e que há dezenas de benefícios que você irá experimentar ao praticar de forma constante.
Por Dilma Balota