Avanço na Próxima Existência
Em uma das últimas aulas um estudante fez uma pergunta interessante, curiosa. Já havia visto pensamentos assim antes e acredito que muitos ainda carreguem pensamentos do tipo.
Ele disse que conhecia a gnose há bastante tempo, que não sente avanços, que não tem disciplina. Assim, queria saber se na próxima vida seria diferente, se ele poderia esperar por uma melhor condição de avanço na próxima existência.
Para começar, lembremos que o Mestre diz que vida atrás de vida repetimos o mesmo filme. Num dado sentido isso parece claro, pois somos os mesmos, carregamos as mesmas coisas dentro nós.
Se numa vida deixamos o trabalho para próxima esse aspecto nosso fará o mesmo vida após vida.
A ideia de outras vidas parece algo distante, mas não é. O que somos hoje revela o que fomos, o que fizemos, o que construímos, o que plantamos em vidas passadas. As virtudes e os defeitos que expressamos hoje foram criados no passado. Se percebemos uma fraqueza, uma dúvida, algo que possa nos desviar, precisamos trabalhar sobre isso agora.
Como ensina a Lei do Karma, se queremos que algo mude, precisamos incluir novos elementos, isso é, consciência, vontade, esforço.
Se não sentimos uma urgência interior, uma necessidade de realizar o trabalho, uma dívida para com nossa alma, então estamos muito voltados para o material e precisamos fazer os esforços que a urgência, a necessidade, a conexão com a alma volte.
Se sentimos uma urgência interior, uma necessidade de realizar o trabalho, uma dívida para com nossa alma, então precisamos nos dedicar.
Como temos dito repetidamente, essa é uma oportunidade muito rara, entrar em contato com esse ensinamento, ter pessoas que possam ajudar, ter condições financeiras, ter entendimento, estar num país que nos permite fazer tudo livremente.
Se olharmos ao nosso redor, só vamos ver pessoas ignorantes, arrastadas por desejos, sofrendo, gerando dor e sofrimento para si e para os que estão a sua volta; só vamos ver pessoas morrendo em sofrimento e ignorância, pois não se conhecem minimamente, não se prepararam para morte.
O que estamos dizendo é apenas para observar e refletir no que querem para vocês.
Se em seus corações não surgir uma dor, uma tristeza em ver a situação das pessoas a sua volta. Se não perceber a dor e o sofrimento. Então, novamente, precisa fazer os esforços para que a conexão com a alma volte.
Tudo que lembramos aqui, tudo que pedimos aqui é que não abandonem suas almas, não se deixem distanciar do sagrado. Lutem por vossas almas, lutem para criar e manter a conexão com suas almas, com o sagrado.
Por Fabio Balota