A Evolução Possível a Todos Nós
“Não é fácil reconhecer e aceitar que estamos ouvindo coisas novas, pois estamos apegados e habituados às velhas cantigas, aos velhos refrãos”.
Algumas pessoas tiveram contato com isso que é a Gnose, em algum tempo na vida e abrir para a possibilidade de que, o que ela está ouvindo agora venha ser algo novo e diferente do que ela já ouviu, é difícil.
A psicologia trata do homem ou faz um estudo do homem como ele se encontra. O esoterismo, vai além do que alguém suponha ou imagine, além do que a ciência ou a psicologia consideram ser o homem e suas possibilidades.
É certo que existe uma Evolução Possível que consiste no desenvolvimento de certas qualidades e capacidades que, se não desenvolvidas voluntariamente através do esforço, do conhecimento, da aceitação, da abertura permanecem embrionárias e não podem se desenvolver por si mesmas, caso não façamos nada, se ficarmos esperando uma evolução fantástica acontecer, mas isso não ocorrerá!
Entretanto, será que há possibilidade de alcançar essa evolução possível? Primeiro, nós vamos ouvir alguma coisa sobre o caminho, sobre o espiritual, sobre espiritualidade, então ouvindo sobre isso começaremos a descobrir que existe uma espiritualidade, que existe alguma coisa, além disso, que nós achamos que é a vida. Também, existe a possibilidade de chegar a essa realidade, mas, enquanto corpo e personalidade, o homem que se acha Deus, reduziu essa potência de possibilidades a nada, fantasiando coisas que ele não é.
A única possibilidade de desenvolvimento é a própria iniciação, seja ela em que tradição for e na forma que for nessa tradição, mas o processo de desenvolvimento de qualquer tradição se traduz por iniciação. O importante é que abandonemos as fantasias e descubramos nossas capacidades e habilidades. A Pirâmide de Maslow mostra algumas coisas que são extremamente interessantes, quanto às possibilidades do ser humano. Na visão dele, passamos pelas necessidades fisiológicas: respirar, comer, beber, dormir (base da pirâmide). Acima desta base, passaremos para as necessidades de segurança: emprego, saúde e propriedade. Na terceira parte desta pirâmide, encontraremos a questão social: família, amizade, questões de amor. Acima desta, encontramos a faixa da estima: autoestima, confiança em relação aos outros. Entretanto, o topo da Pirâmide de Maslow encontrou a autorrealização: temos lá um crescimento, autocontrole, certa independência, um abrir-se para desafios. Então, a pessoa que está no topo da pirâmide é completamente diferente da pessoa que está na base da pirâmide.
Ouspensky fala de outra divisão. Classifica os homens do número um ao número sete. Na primeira categoria (base), o homem ainda está ligado ao homem físico, ou seja, ligado ao corpo, ao aspecto motor e instintivo, ou seja, um homem mais bruto, ligado às paixões. O homem de segunda categoria é um homem emocional. O homem da terceira categoria ou nível é um homem intelectual. O homem na quarta categoria é alguém que encontrou um significado para sua vida cujo objetivo de vida é o desenvolvimento espiritual. O homem na quinta categoria ou nível tem acesso às emoções superiores, é a pessoa com emocional e intelectual superior. Na sexta categoria ou nível, ele tem acesso também ao nível de pensamentos superiores, inspiração, compreensão, clareza, consciência objetiva, possui capacidades que estão muito além do entendimento do homem comum. O homem de sétimo nível é aquele que tem capacidade de controlar os estados de consciência.
Cabe a cada um de nós perceber onde estamos no caminho para que possamos dar o próximo passo, que está muito mais próximo do que se imagina, e muito mais distante do que se fantasia.