Pranayamas para Dormir Melhor
Pranayama é uma técnica de respiração que exercita, principalmente, o nosso sistema respiratório. Vários estudos já comprovaram que em um prazo de 8 semanas é perceptível as mudanças no sono de quem pratica. A insônia diminui, a eficiência do sono melhora e também gera despertares na noite. O Pranayama tem flexibilidade de prática e podemos exercê-lo de várias formas. Os mais eficazes para a melhora do sono são:
Nadi Shodhan Pranayama ou Respiração Alternada:
Ela é mais conhecida como Técnica de Respiração das Narinas Alternadas e esse pranayama ajuda no momento de dormir porque mantém nossa mente calma, feliz e em paz. Praticando poucos minutos por dia, nós conseguimos liberar o estresse, o cansaço e a tensão que acumulamos no cotidiano.
Temos que ficar em uma posição confortável e estarmos totalmente relaxados. No meio da sobrancelha, devemos pressionar a ponta do dedo indicador e do meio da mão direita. Após esse movimento, nós iremos fechar a narina direita com o polegar e expirar e inspirar pela esquerda.
Logo depois, iremos fechar a narina esquerda com os dedos anelar e mínimo e repetir a respiração apenas na narina direita. Precisamos fazer esse processo por 9 vezes, lembrando de que devemos inspirar pelo mesmo lado que nós expiramos. É indicado ficarmos com os olhos fechados em todo momento para ajudar na concentração.
Adhama Pranayama ou Respiração Abdominal:
Essa é uma técnica excelente para dormir melhor e faz referência à respiração pelo diafragma. Ela nos ajuda bastante a relaxar a mente e também alivia o estresse. Um grande benefício é o fato de favorecer o sono profundo e diminuir os episódios de insônia.
Nesta técnica, iremos respirar pelo abdômen, onde fica o nosso diafragma. Parece bem difícil, mas depois percebemos o quanto é algo muito simples. Nós detectamos o momento em que estamos respirando pelo diafragma quando os nossos ombros e tórax estão no mesmo ritmo. É fundamental que apenas o nosso abdômen se movimente na respiração.
Para que possamos elevar o nosso grau de consciência na técnica, podemos repousar as mãos sobre a barriga sem apertar. Assim, vamos sentir como ela aumenta e diminui de tamanho de acordo com o movimento de inspiração e expiração do ar. É necessário sempre respirar só pelo nariz. Devemos fazer 10 ciclos totais para começar e, com o tempo, podemos passar para 20. Isso se tornará automático quando fizermos com frequência.
Essas práticas são muito eficazes e melhoram consideravelmente a nossa rotina com o sono e com a forma de dormir.
Por Dilma Balota