Por que Meditar?
A meditação é uma das práticas espirituais mais importantes. A medicina já reconhece seus benefícios para a saúde do corpo e da mente e indica como tratamento para alguns casos.
Atualmente se fala muito em qualidade de vida, mas a real qualidade de vida está no viver em equilíbrio, em ter o coração em paz e a mente tranquila. A meditação ajuda a nos familiarizar e desenvolver estes estados.
Não é uma prática apenas para monges, ou para religiosos. Não é exclusiva de nenhuma religião. Qualquer pessoa que tenha interesse em melhorar sua vida pode praticar meditação.
A vida diária nos consome, estamos sempre cheios de compromissos e obrigações, sempre tensos e procupados. Sempre buscamos algo externamente, algo que nos traga felicidade duradoura, algo melhor, mais perfeito. Todos nós buscamos a felicidade, buscamos parar de sofrer. A meditação pode nos levar a verdadeira felicidade, a uma felicidade mais estável e duradoura, independente das situações do mundo exterior.
Existem muitas técnicas de meditação, cada uma tem um objetivo, cada uma traz um resultado. O esforço empregado, o tempo, a frequência, a técnica, dependem dos objetivos de cada um.
Quem quer iniciar pode começar com uma prática para tranquilizar a mente, assim, aos poucos, construirá as bases.
Comece com quinze minutos diários, ou quinze minutos pela manhã e outros quinze minutos de noite e aumente gradualmente, conforme se desenvolver.
Procure uma posição confortável, mas que não induza ao sono. Relaxe, dirija a atenção as partes do corpo, dos pés a cabeça, e vá relaxando cada parte. Neste estado de relaxamento, observe sua respiração. Apenas observe, não procure controlá-la. Não pense em nada. Apenas observe a respiração. Se surgirem pensamentos, assim que percebê-los, suavemente deixe-os ir e volte a observar a respiração.
Não se atormente quando os pensamentos surgirem, observe e deixe-os ir, eles não são um problema em si mesmos, deixe-os ir, não se distrai com eles e também não lute contra eles, deixe-os ir.
Para se obter resultados é necessário continuidade, constância, persistência. Não se obtém resultado de um dia para outro. Meditação não é para ser praticada apenas por um tempo, não é algo apenas para um retiro. Se praticarmos com fé e confiança os resultados virão.
Por Fabio Balota