Os Benefícios dos Pranayamas
Inúmeros são os objetivos e benefícios dos Pranayamas. Além de trazer mais oxigênio para o corpo e otimizar a captação de energia, eles também têm o poder de tranquilizar a mente.
O Pranayama é uma forma natural de estimulação energética sem que haja efeitos colaterais. Exige apenas conhecimento das técnicas para que seja utilizado com os objetivos corretos.
Se quisermos elevar o nível energético de nosso corpo, podemos escolher técnicas de Pranayama que leve grande quantidade de oxigênio através de uma respiração rápida e controlada. Uma respiração vigorosa causa uma hiperventilação pulmonar aumentando o nível de oxigênio e reduzindo o CO2 (gás carbônico) na corrente sanguínea.
Porém, para pacificar a mente, o mais adequado, são as respirações serenas que elevam sutilmente o CO2 (gás carbônico) no sangue causando um efeito sedativo no sistema nervoso induzindo a auto introspecção.
Existem muitos tipos de Pranayamas, cada qual possui seu poder específico. Alguns são indicados para revigorar e relaxar o corpo e a mente; outros para aumentar a capacidade pulmonar ajudando ao exercício de outros pranayamas; outros ainda, são indicados para desenvolver um ritmo de respiração regular, aumentar o foco, a concentração e preparar a mente para a meditação.
Determinados tipos de Pranayama possuem efeito terapêutico e podem auxiliar em diversos tratamentos para a saúde. Eles removem as impurezas do corpo, reduz a pressão arterial, desacelera o coração, reduz as tensões musculares das costas, diminui a adrenalina, equilibra o sistema nervoso autônomo, purifica os canais de energia vital, melhora dores de cabeça, aumenta o metabolismo, produz calor interno, auxilia na queima de calorias e perda de gordura corporal, promove vitalidade e melhora o sistema imunológico.
Diante de tantos benefícios, estudos comprovaram que a eficácia dos Pranayamas podendo ser utilizados para:
Redução do estresse: Alguns tipos de Pranayama são considerados calmantes. As pesquisas mostram que essas práticas podem diminuir os hormônios do estresse e tem uma redução significativa na impaciência.
Redução na ansiedade: Foi demonstrado que a respiração lenta e profunda ajuda na redução da ansiedade. Essa técnica foi aplicada em várias pessoas em momentos de crise e houve diminuição dos batimentos cardíacos em um nível de relaxamento extremo.
Redução da fadiga e aumento de energia: Alguns pranayamas são rápidos e muito conhecidos por aumentar a energia da força vital no nosso corpo. A respiração iogue ajuda a reduzir o cansaço e melhora a qualidade de vida de diversas pessoas.
Redução da pressão alta: A respiração iogue lenta e profunda tem o poder de aliviar os sintomas de hipertensão e, consequentemente, diminui a frequência cardíaca, junto com a pressão alta.
Fortalecimento do sistema respiratório: Os pranayamas que são lentos e rápidos ajudam no aumento da capacidade pulmonar e melhoram as funções relacionadas. Essas práticas estabilizam e reduzem os sintomas em pacientes que possuem asma.
Ajuda no foco mental e na concentração: Quando aprendemos e praticamos a respiração iogue, exercitamos o nosso foco e também a nossa consciência física. As práticas que são mais lentas e mais rápidas podem promover muitas funções mentais cognitivas.
No mais, os Pranayamas ativam os chakras, diminui a influência dos estímulos sensoriais externos proporcionando a possibilidade de uma abstração sensorial, sendo este aspecto, um dos mais poderosos para uma introspecção e meditação.
Por Dilma Balota