O que Significa o Amor
Alguns dizem que amor é uma doença, que dói muito, deixa marcas e não tem cura. Talvez não estejamos falando de amor verdadeiramente, e sim de paixão. Porque o amor não dói e não aprisiona. Não podemos confundir ou misturar as duas coisas.
Se sentimos dor, é porque estamos apegados às pessoas, aos prazeres que elas nos proporcionam, ou às sensações que nos trazem. Não queremos perder estas coisas, porque entendemos o quanto isso pode doer.
As sensações são criadas a partir de projeções mentais que fazemos em relação às pessoas e às coisas. Dessa forma, o que chamamos de amor não passa de fascinação e fantasia, apego a projeções mentais.
Em nossas projeções, idealizamos as pessoas de determinada maneira e não as vemos como verdadeiramente são. Então, vem a desilusão, a frustração, a mágoa e a dor. Nossa sede por felicidade e prazer é tão grande que não conseguimos perceber a verdade.
As sensações de prazer não estão apenas relacionadas ao sexo. Existem sensações como a de aceitação, de segurança, de ser alguém.
Tudo isso tem que ser percebido e compreendido para que possamos amar verdadeiramente. Caso contrário, continuaremos nas ilusões e fantasias, sofrendo cada vez mais.
Por Fabio Balota
(2007)