O que é uma meditação guiada?
Você sabe o que é uma meditação guiada? Hoje falaremos sobre os principais aspectos desta prática e como ela pode ser útil para você.
A meditação guiada é uma prática realizada principalmente por aqueles que estão iniciando na meditação, pois esses ainda não são capazes de controlar os pensamentos e manter o foco sem se distrair. Essa prática pode ser conduzida por um professor de meditação experiente durante uma aula presencial de meditação ou através de vídeos e áudios.
Nela, o instrutor irá conduzir o iniciante através de palavras para que ele seja capaz de concentrar-se e manter-se concentrado enquanto prática, para que assim consiga alcançar um estado relaxado, no entanto concentrado.
Isso pode ser feito de várias formas, o instrutor pode pedir ao iniciante que foque apenas em sua respiração, ou ir indicando partes específicas do corpo para que ele tome consciência delas enquanto as relaxa, até que se sinta confortável, em um estado relaxado, mas que ainda se mantenha alerta.
Existem várias técnicas de meditação guiada que servem para os mais diversos propósitos. Normalmente, em todas as técnicas o instrutor fornece ao iniciante informações como:
Ao praticar regularmente, a meditação guiada nos fornece ferramentas que nos levam ao autoconhecimento, e através disso, conseguimos nos conectar com nosso eu superior e ver com mais clareza as respostas para as questões que até então pareciam não ter solução, pois meditar nos ajuda a expandir a mente e enxergar tudo sem a névoa que temos em nossas mentes constantemente.
Existem meditações guiadas para os mais diversos fins, e a escolha de uma delas vai depender muito do dia e das emoções que o praticante deseja trabalhar enquanto medita, assim como é possível meditar apenas com o propósito de contemplar o silêncio para acalmar e relaxar a mente.
Se você deseja iniciar na meditação guiada, explore as opções para encontrar aquela que mais se adapta ao seu estilo e comece a praticar, em pouco tempo você notará os resultados positivos de incluir a meditação em sua rotina diária.
Por Fabio Balota