O que é um Mantra
Os mantras são frases, palavras ou expressões. Eles atraem energias afins às suas realidades. Podem ser qualquer texto que possua uma força específica. Muitos mantras têm origem em escrituras antigas da Índia.
O mantra não é uma oração, pois ele não traz palavras de súplica escolhidas livremente pela pessoa que entoa. Ele é uma junção exata e precisa de expressões e sons.
A palavra mantra pode ser desmembrada em 2 partes. A sílaba “man” quer dizer “pensar” e a sílaba “tra” significa “proteger ou libertar da escravidão do mundo”. Assim, a palavra chega em “pensamento que liberta e protege”. Essa é uma das funções de um mantra.
Os mantras são ferramentas valiosas para meditação, para acalmar a mente e elevar a alma. Quando meditamos, a mente tende a vagar, mas os mantras oferecem um ponto focal para nos ajudar a permanecer no presente.
Recitados em voz alta ou mentalmente, com ou sem o auxílio de um japamala, são combinados com a respiração e o ritmo para produzir um efeito. Não precisamos necessariamente entender a tradução do mantra.
Cada mantra possui sua própria finalidade: alguns facilitam a concentração, outros energizam, outros ainda ajudam a dormir e acordar, trazem harmonia e desenvolvem forças sutis.
O canto ou recitação de mantras ativa e acelera a nossa força espiritual criativa, promovendo a harmonia em todas as partes do corpo. Quando praticamos os mantras, somos convertidos em um centro vivo de vibração espiritual que se conecta com outro centro mais poderoso. Essa energia é direcionada totalmente para nós que a utilizamos.
Cantar mantras produz uma série de efeitos psicológicos e espirituais. A concentração nos traz uma profunda sensação de paz e alegria, como muitas vezes surge com outras formas de meditação. Através da repetição constante do mantra, nos tornamos um ímã atraindo o poder espiritual para nós mesmos. A repetição ajuda o desenvolvimento harmonioso do potencial humano.
Por Fabio Balota