O que é um Despertar Espiritual?
O despertar espiritual não é iluminação ou maestria espiritual. É apenas um vislumbre de uma possível jornada.
Existem diferentes graus, diferentes intensidades de despertar. Um despertar profundo pode levar a pessoa a uma iluminação. Mas são casos muito raros.
O despertar espiritual é o momento em que começamos a questionar a realidade que nos cerca e a buscar respostas mais profundas sobre a vida. As práticas espirituais, leituras elevadas, inspiradoras, podem dinamizar o despertar. Mas normalmente não é um processo suave. Muitas vezes, acontece após um gatilho, uma perda, uma doença, uma crise existencial, uma experiência de vida que nos leva a questionar o significado de tudo o que conhecemos.
As estruturas em que confiávamos podem desmoronar e, a partir daí, somos confrontados com perguntas que antes nunca ousamos fazer. É como se o tapete fosse puxado debaixo de nossos pés, deixando-nos vulneráveis e incertos sobre o que está acontecendo. É o início da busca por respostas mais profundas, uma busca que muitas vezes é desconfortável e desafiadora.
O despertar espiritual nos traz uma grande inquietude sobre a vida. Começamos a questionar a realidade, quem somos, qual o propósito da vida, qual o significado de nossa existência.
Sentir felicidade pelas descobertas, ter curiosidade e deslumbramento com os conhecimentos, o querer compartilhar com os demais, acreditando que vão se interessar, são coisas muito comuns.
Muitos se envaidecem, se acham diferentes, melhores que os demais só por causa desse vislumbre inicial. Mas nem chegaram a realmente entrar no caminho.
Mesmo não tendo nem entrado no caminho, alguns acreditam que avançaram, porém só tem um novo conjunto de ideias e padrões, falam manso, falam coisas de amor, coisas aparentemente transcendentes, mas na verdade, tudo é superficial, vazio, carece de experiência.
O despertar acontece para muitas pessoas, porém poucos avançam, a maioria das pessoas se contenta com as curiosidades, com coisas fascinantes da espiritualidade, pois o avanço envolve esforço, dedicação, desapego, renúncia, enfrentar a si mesmo, rever crenças e conceitos, desprender-se das coisas externas, passageiras, e valorizar mais a vida interior. O caminho é para poucos, pois é um caminho difícil, cheio de crises e perigos.
Uma pessoa pode passar por isso algumas vezes na vida, uma só vez… ou nenhuma vez. Aquele que passa por essa experiência está recebendo uma graça e esta precisa ser valorizada. É importante destacar que, se alguém passa por isso e não dá importância, não se dedica minimamente, aos poucos a experiência se desvanece e chega um momento que é como se nunca tivesse acontecido.
Por Fabio Balota