O que é Gnose
Gnose é uma palavra de origem grega que significa conhecimento, mas não o conhecimento científico, racional, e sim o conhecimento intuitivo, consciente, que é internalizado através da observação e da experiência. Nesse sentido, a gnose vem de um processo de reflexão sobre os ensinamentos e da capacidade de avaliá-los e colocá-los em prática.
Ao colocarmos em prática os ensinamentos, temos a percepção do que acontece dentro e fora de nós, e, assim, vamos além do simples acreditar ou não em alguma coisa, e passamos para um estágio mais avançado de autoconhecimento e desenvolvimento interno.
A busca começa com uma inquietude, uma angústia, um incômodo, porque acreditamos que existe algo além, que há uma realidade melhor. A partir de um determinado momento, ao percebermos que existe alguma coisa que de fato faz diferença, viramos caminhantes e seguimos vivenciando e experimentando novas realidades.
“Todos os grandes iniciados perceberam, em um dado momento de suas vidas, a irradiação da verdade central. No entanto, a luz que dela colheram rompeu-se e coloriu-se conforme seu gênio e seu mistério, de acordo com os tempos e os lugares”. (Édouard Schuré).
Aquele que capta a Gnose, a verdade, a sabedoria transcendente, precisa significá-la de alguma forma, tanto para si mesmo como para poder transmiti-la, e passa a escrevê-la a partir de seu conteúdo interno, de sua história, de sua formação, de seu momento cultural.
A libertação vem a partir de uma evolução real, uma transformação, e não podemos ficar na superficialidade da espiritualidade. Somos chamados para a iluminação, aprendendo a tocar a realidade espiritual por nós mesmos, e para isso temos que estar livres de preconceitos, sermos receptivos, com mentes e corações abertos.
Quando nos fixarmos apenas no que foi escrito, sem reflexão, sem nossa própria experiência, então ficamos apenas com as palavras e não com os significados delas. Ficamos com a letra-morta, no nível intelectual, e, desta forma, não nos transformamos. Quando captamos o significado profundo, quanto temos a compreensão, o insight, e a verdade que liberta.
Existe a verdade absoluta e transcendente, a que chamamos de DEUS, que só pode ser percebida com a consciência, e só é alcançada com o silêncio da mente, com experiências místicas; e existem as verdades relativas, que são as nossos pequenas entendimentos, que pertencem ao mundo das ideias.
“A verdade está em cada momento, em cada instante da vida humana. A verdade é o novo, o oculto atrás das rotinas do dia a dia. A Gnose é a sabedoria divina e a própria verdade.”
Na gnose samaeliana, essa verdade se fundamentaria em alguns pilares e ideias centrais com: Ciência, Religião, Filosofia e Arte. A gnose é a ciência, é a alquimia, a ciência das transformações; como Religião, está relacionada com a comprovação mística, a experimentação direta, a intuição, a devoção, o sagrado, o divino, a verdade; como Filosofia está relacionada com o pensamento, a reflexão, o estudo, o autoconhecimento, a iluminação do intelecto. Com arte, é a arte de viver.
Ao seguir o caminho gnóstico, trilharemos um desses pilares ou todos.
Assim, o verdadeiro gnóstico é aquele que busca através do conhecimento prático a união com a divindade e a libertação das amarras e dos ciclos de renascimentos e sofrimentos, abandonando velhas crenças.
A Gnose é a essência de toda religião e o conhecimento que todo ser humano busca.
Se você chegou até aqui e quer saber mais sobre espiritualidade, esoterismo, alquimia, caminho espiritual, iniciação, conheça nossos cursos de Introdução à Gnose ou de Iniciação à Gnose, eles foram cuidadosamente preparados para ajudar em sua jornada de autoconhecimento.