O que Acontece depois de um Despertar Espiritual?
O despertar espiritual é um vislumbre, uma visão. A felicidade da descoberta e o desejo de compartilhar passam. Surgem muitas dúvidas, ficamos confusos, sem saber ao certo para onde ir, o que fazer.
Após o despertar inicial, vem todo o caminho, a busca por autoconhecimento, os estudos, as práticas espirituais, o desenvolvimento da vida interior, da conexão espiritual. O caminho é difícil, cheio de crises e de perigos. O desenvolvimento espiritual, a expansão da consciência, exige grandes e contínuos esforços.
A fase inicial do caminho espiritual é a fase da purificação, do autoconhecimento, do autoenfrentamento, da autoanálise, da superação do ego, das sombras.
As práticas espirituais são fundamentais para sutilização e desenvolvimento da conexão interior. Devemos buscar aquelas práticas com as quais tenhamos afinidade, aquelas que tenham a ver com as necessidades de cada momento.
A meditação pode ser uma ferramenta valiosa. Ela nos ajuda a acalmar as tempestades mentais para podermos ouvir o coração, que muitas vezes traz as respostas que buscamos. No silêncio interior podemos encontrar clareza e paz.
Cada fase do processo tem suas características, suas necessidades, seus trabalhos, suas práticas. Buscar práticas mais avançadas é um engano. Não se pode pular etapas. O desenvolvimento espiritual é um processo gradual, não acontece da noite para o dia. O desenvolvimento gradual é a forma mais segura.
O verdadeiro caminho espiritual envolve uma busca interior, um aprofundamento do autoconhecimento, uma conexão mais profunda com a natureza e o mundo ao nosso redor.
O verdadeiro caminho espiritual envolve desapego, renúncia, libertação, independência das coisas do mundo, da sociedade, dos padrões. Não tem nada a ver com sucesso, prosperidade, ou seja, com padrões do mundo, enfeitados de espiritualidade.
A orientação de pessoas que tenham experiência genuína no caminho espiritual é de grande ajuda. É uma bênção encontrar grupos ou pessoas que realmente tenham alcançado alguma realização espiritual verdadeira.
Os ensinamentos genuínos sobre o caminho espiritual são complexos e desafiadores de compreender no início, mas vão ficando mais claros à medida que avançamos. É normal se sentir perdido ou confuso diante de um ensinamento profundo, e isso muitas vezes indica que estamos sendo desafiados a crescer.
Não basta buscar conhecimento espiritual, participar de um grupo, uma instituição. É necessário aplicar esse conhecimento na vida cotidiana, na vida prática.
Por Fabio Balota