Pranayama, O Poder da Respiração
A respiração é aquilo que temos de mais importante em nós, pois ela é a manifestação externa do Prana, que é a força vital, aquilo que nos mantém vivos.
Muito antes que qualquer outra coisa tenha surgido no universo, o Prana já existia, e ele está conosco desde o momento de nossa concepção, antes da formação do nosso corpo físico. Os sentidos iniciaram suas funções depois, após os órgãos terem sido formados.
No Vedanta, uma tradição espiritual explicada nos Upanishads, existe uma frase que diz que a Respiração é Brahman.
Quando respiramos trazemos o Prana para o nosso interior, e sendo o Prana a soma total de todas as energias manifestadas no Universo, podemos concluir que não existe separação entre o nosso Ser Interior profundo e a natureza espiritual do Prana, porque ele não está dissociado do Universo. O Prana é a força vital da matéria, é o espírito da vida, portanto no Prana está o espírito e também a matéria.
Ao respirarmos trazemos para o nosso interior toda a força espiritual que nos ajudará em nosso processo de autodesenvolvimento e autotransformação.
Prana é a totalidade das forças que atuam na Natureza, e de todas as forças e poderes latentes que estão presentes dentro de cada um de nós. Todas as forças físicas e mentais estão sujeitas ao Prana, que atuam do plano mais elevado para o mais baixo, de forma diferenciada.
O Prana está relacionado com a mente, e através da mente se pode gerar a vontade; a vontade está ligada à alma individual e através da alma se chega ao Ser Interior. Portanto, por meio da respiração podemos chegar ao mais elevado nível de conexão espiritual. É através da respiração que podemos controlar as circunstâncias e o caráter, e harmonizar conscientemente a vida individual com a vida cósmica.
Podemos entender o processo da respiração ao compreendermos os movimentos do coração. Por meio da sístole e da diástole, o coração envia o sangue para as artérias. Da mesma forma, ao inalarmos o ar levamos vitalidade e movimento a todos os órgãos do corpo. Quando os órgãos recebem o Prana, ocorre a digestão dos alimentos, a excreção da urina, a saliva, o movimento do caminhar, correr, brincar, falar, pensar, raciocinar, etc.
O Prana é o fio que liga o corpo físico com o corpo astral, e quando ele se rompe acontece a morte.
Quem controla sua respiração controla o prana, e quem controla o prana poderá ter mais sucesso na vida. É através das vibrações do Prana Psíquico que ocorrem e são mantidos os pensamentos. Por meio do Prana podemos ouvir, falar, pensar, sentir, querer, saber e muitas outras coisas.
Por Dilma Balota
Exercícios de Autoconhecimento O autoconhecimento envolve a exploração do nosso interior, a busca de nossa verdadeira essência e o entendimento de como pensamos, sentimos e agimos. Para trilhar esse […]
Quais os Benefícios do Autoconhecimento? As pessoas que não se dedicam ao desenvolvimento espiritual ou ao autoconhecimento normalmente se sentem insatisfeitas, ansiosas. Estão sempre buscando a felicidade em coisas […]
Por que ter Autoconhecimento é Difícil? O autoconhecimento é um caminho desafiador e difícil. Livros e cursos ajudam, mas são apenas o começo. Não bastam ideias superficiais, positividade fantasiosa. […]