Meditações para Lembrar de Sonhos
Alguém consegue se lembrar dos detalhes vívidos do sonho da noite passada? Não? Bem, ninguém está sozinho nessa. Isso acontece porque o comum é sonharmos com as coisas do dia-a-dia ou problemas do cotidiano. Então, o sonho acaba sendo apenas um processo para descarregar memórias.
Se nós estivermos muito cansados, não conseguiremos lembrar de nada. Além disso, se nós acordarmos assustados, essa lembrança também não virá. A meditação é um treino de tranquilidade que ajuda muito nesse processo.
Alguns estudos feitos desde a década de 1970 encontraram diversas ligações entre meditação, sonho lúcido e cognição. A primeira delas é que os meditadores têm sono REM reduzido e, consequentemente, uma maior recordação de sonhos.
As práticas de meditação ajudam a acalmar a mente, o corpo e dessa forma as pessoas conseguem recordar melhor o que acontece nos sonhos.
As técnicas de pacificação mental, as técnicas para tranquilizar a mente são as mais indicadas para recordação de sonhos. Assim, separamos algumas técnicas de meditação eficazes. Podemos praticar apenas uma ou combiná-las.
Atenção na Respiração:
É uma prática calmante que se concentra na respiração e na consciência do momento presente. Essa prática consiste em simplesmente sentarmos ou deitarmos e nos concentrarmos na respiração.
Varredura:
Embora uma meditação de varredura corporal seja algo que podemos fazer sozinhos, é mais eficaz quando somos guiados por outra pessoa, de modo que tudo o que precisamos fazer é ouvir as palavras que estão sendo faladas e mergulhar em um relaxamento profundo. Essa técnica consiste em concentrar nossa atenção nas partes do corpo e ir relaxando cada uma, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés.
Meditações Guiadas:
A meditação guiada tornou-se uma prática comum para qualquer pessoa com problemas de sono. Meditações guiadas são um excelente primeiro passo para iniciantes em meditação.
Por Fabio Balota