Meditação Guiada, para quem é?
A meditação vem sendo praticada desde a antiguidade por diversos povos ao redor do mundo. Muitas pessoas vão em busca da meditação com propósitos distintos. Existem diversas maneiras de meditar, e hoje falaremos especificamente sobre a meditação guiada, afinal, para quem ela é?
A meditação guiada serve para todos, mas especialmente para iniciantes, e para qualquer um que busque desenvolver a habilidade de meditar, que deseje entrar em contato consigo, reduzir o estresse e a ansiedade.
A meditação, em todas as suas formas, ajuda a todos aqueles que buscam se conectar com o momento presente, principalmente em tempos em que nossas mentes estão tão aceleradas e presas nas tarefas do dia a dia ou transitando entre o passado e o futuro.
Por isso, meditar serve para diversos propósitos, desde a busca pela conexão com nosso verdadeiro eu, até a busca por mais tranquilidade para lidar com as adversidades do cotidiano, assim como desenvolver uma visão mais otimista e até mesmo mais simples da vida.
Para aqueles que estão iniciando, a meditação guiada é a melhor opção. Pois ela oferece várias ferramentas para ajudar a mente a focar, principalmente no início, em que a mente destreinada está em constante agitação, com pensamentos que saltam descontroladamente de um lado para o outro, o que nos impede de focar nas questões que realmente interessam na vida.
O primeiro aspecto sobre iniciar na meditação é ter em mente que essa é uma prática que só é aprimorada através da constância, por isso, não adianta fazer apenas poucas sessões e esperar se desenvolver.
O segundo aspecto é que não se deve agarrar-se a ideia de que irá vivenciar um milagre logo nas primeiras sessões, pois manter esse pensamento tornará o ato de meditar frustrante caso nada aconteça (e raras vezes acontece)
A meditação guiada, como o nome sugere, funciona com outra pessoa guiando externamente e conduzindo o iniciante pelos caminhos de sua própria mente, para que ele treine a atenção e o foco. À medida em que ele aprende enquanto guiado, vai desenvolvendo a habilidade de controlar a própria mente e também a técnica.
Por isso, no começo, o objetivo principal da meditação guiada será ajudar o iniciante a desenvolver atenção e aprender a observar os próprios pensamentos. Porque ao contrário do que muitos pensam, meditar não significa deixar de pensar, mas sim aprender a observar os pensamentos quando eles vem, sem se envolver com eles.
Se você deseja começar a meditar, a meditação guiada é um excelente ponto de partida, pois ela fornecerá todas as ferramentas necessárias para se desenvolver na prática.
Por Fabio Balota