Meditação Guiada x Meditação Não Guiada
Você sabe a diferença entre meditação guiada e meditação não guiada? Saiba que é importante conhecer essas duas formas de condução da meditação para tirar melhor proveito dessa prática tão importante.
A meditação guiada é uma forma de meditação na qual praticamos em resposta à orientação de um instrutor treinado, pessoalmente ou por meio de gravações de áudio ou vídeo. Essa forma é muito indicada para aqueles que estão iniciando nessa prática e ainda não conhecem bem os caminhos a seguir para poder se desenvolver.
Já a meditação não guiada é uma forma de meditação autodirigida na qual meditamos em silêncio ou ouvindo música de meditação, sem palavras ou instruções, mas se guiando pela própria experiência. Essa forma é mais indicada para aqueles que já são experientes nessa prática e assim podem escolher como fazer e se guiarem sozinhos pelos caminhos que acharem melhor.
Uma vez que já tenha adquirido experiência na prática, a escolha da forma vai da preferência pessoal, já que a meditação não guiada é uma atividade individual, enquanto que a guiada pode ser feita sozinho ou em grupo.
Os benefícios para a saúde da meditação guiada e da meditação não guiada são basicamente os mesmos, porém as diferenças estão relacionadas com o tipo de experiência que cada forma proporciona.
Como vantagens da meditação guiada, podemos descrevê-la como uma experiência conduzida por um guia turístico. A partir dessa perspectiva, o guia turístico facilita a experiência fornecendo informações sobre o que focar a atenção em determinado momento (como na respiração, nos sons ou pensamentos por exemplo) ou estimulando a imaginação em certas imagens a fim de aprimorar a experiência.
Como essa forma de meditação é conduzida por um profissional treinado, as meditações guiadas podem ser direcionadas para ajudar as pessoas a superarem desafios específicos. Por exemplo, podemos utilizar a meditação guiada para conseguir dormir ou ajudar a acalmar nosso corpo e mente durante o dia a dia.
Pessoalmente um instrutor de meditação pode guiar uma aula de meditação para ensinar os fundamentos da meditação e levar o grupo a diferentes experiências utilizando da imaginação.
A meditação não guiada pode ser vista como uma experiência individual, dirigida por si mesmo. Nela o meditador decide qual caminho seguir, o que focar e o que imaginar, indo na direção que quiser. Mas para isso é preciso antes desenvolver experiência, como quando já conhecemos um determinado local por meio de um guia turístico e depois já nos sentimos confiantes para explorar o mesmo local sozinhos.
Como essa forma de meditação é conduzida pelo indivíduo, a meditação não guiada pode ser utilizada a qualquer momento para qualquer finalidade. Podemos fazer da meditação não guiada parte de nossa rotina ao início ou final do dia para acalmar nossas mentes e nos tornarmos mais presentes.
Meditações não guiadas também podem ser usadas para nos ajudar a contemplar ou visualizar um objetivo que desejamos alcançar. Sem ter que confiar na instrução de outra pessoa, a meditação não guiada nos dá a liberdade de experimentar os benefícios da meditação quando e onde quisermos.
Por Rogério Lourenço