Despertar Espiritual e a Consciência
O despertar espiritual é como abrir os olhos para uma nova realidade: uma realidade espiritual, que, muitas vezes, fica adormecida em meio às pressões da cultura e da sociedade.
Estamos tão imersos no consumismo, na busca por títulos, bens materiais, que acabamos sufocando os valores mais profundos de nossa alma, as inquietações interiores, as possibilidades de crescimento espiritual.
Vivemos em um estado em que não percebemos o mundo, os outros e até nós mesmos. Um estado de adormecimento espiritual, de adormecimento da consciência. As distrações, desejos e prazeres nos mantêm fechados em nós mesmos. Até mesmo as ideias espirituais são utilizadas apenas para dar conforto, consolo, segurança, mas sem nos acordar do adormecimento.
A falta de moral, de ética, os desvios de conduta, roubos e violência não nos assombram mais, não nos deixam perplexos. Banalizamos essas atitudes e comportamentos, como se tudo fosse normal.
Muitas vezes, seguimos comportamentos de massa sem perceber, limitados por ideias e padrões que nos condicionam. Devemos questionar as ideias, sejam religiosas, científicas, culturais. Não devemos aceitar algo simplesmente porque é ensinado ou porque todo mundo faz. Devemos buscar compreender, questionando, refletindo e descobrindo por nós mesmos.
Cada vez mais, as palavras perdem seu valor real. Assim, é essencial questionar, estar aberto para a possibilidade de que aquilo que percebemos não seja a única e verdadeira realidade.
O despertar espiritual é um chamado para acordar, para expandir a consciência. O adormecimento espiritual é um fechamento, um sufocamento, um obscurecimento.
O avanço espiritual é uma constante expansão da consciência, um aprofundamento na percepção da verdade, do mundo, dos outros e de nós mesmos. Para alcançar isso, é necessário abandonar identificações, fantasias, projeções e ilusões que nos mantêm aprisionados, amedrontados.
A expansão da consciência não é um momento, mas um processo contínuo, uma forma de ser, uma abertura para a vida, para a realidade, para a verdade.
Estar desperto está relacionado a estar atento, presente, aberto, receptivo, consciente, buscando sempre perceber o novo de cada instante, abrindo espaço para a surpresa, o espanto, a perplexidade diante do novo, da vida, do fluxo da vida.
Por Fabio Balota