Comece a meditar hoje mesmo
No post de hoje discutiremos por que você deve começar a meditar hoje mesmo e como começar. Saiba antes de mais nada, que você não precisa ler muitos livros ou participar de vários cursos, você pode simplesmente se permitir ser guiado pela meditação guiada para desfrutar de todos os seus benefícios.
Mas afinal, por que você deveria começar a meditar? O que há de tão especial na meditação e por que tantas pessoas cada vez mais se tornam adeptas ao ato de meditar?
Se você tem se feito essas perguntas ou, se ainda não tem certeza se a meditação é para você, saiba que ela é para todos aqueles que desejam ter uma qualidade de vida melhor, pois, se assim como todo o restante da humanidade, você também sofre com todas as influências do mundo externo, ao meditar você encontrará novas perspectivas para encarar o mundo e se relacionar melhor com ele e consigo mesmo.
Quando meditamos, conseguimos aquietar nossas mentes e criamos mecanismos internos para lidar com o estresse, a ansiedade e todos os sentimentos que podem nos influenciar de maneira negativa, assim como trabalhamos nossa concentração, e através disso, conseguimos ser mais produtivos e focados em nossos objetivos. Se deseja iniciar na meditação, esses são os primeiros passos que você deve dar:
1- Reserve um local tranquilo para as práticas
É muito importante que você encontre um lugar tranquilo para meditar. Principalmente no início, em que a mente destreinada tem muita dificuldade para se manter focada por muito tempo. Por isso, reserve um espaço no qual você saiba que não será interrompido enquanto prática.
2- Escolha um tipo de meditação
Existem muitos tipos de meditações. No entanto, se você é iniciante, o melhor tipo de meditação para você começar é a guiada. Isso porque sua mente não sabe ainda quais caminhos precisa seguir para se acalmar, relaxar e entrar em estado meditativo. Ao ter uma pessoa te guiando pelos caminhos que você deve fazer, você terá mais facilidade para se desenvolver e aprender mais sobre a prática.
3- Escolha uma postura confortável
A escolha da postura é muito importante, pois deve ser uma postura em que você se sinta confortável, no entanto, ainda se mantenha em alerta. Você pode meditar sentado, na posição de lótus se perceber que está com sono ou muito cansado. Ou, se estiver se sentindo muito agitado, pode se deitar, mas, sente-se se perceber que está pegando no sono.
4- Garanta que as práticas sejam constantes
Para colher os benefícios da meditação, você precisa garantir a frequência das práticas. É essencial que você reserve um espaço em sua agenda para meditar diariamente. Você pode meditar ao acordar ou antes de dormir, por exemplo.
Se você deseja iniciar na meditação, mas tem muitas dúvidas, principalmente sobre como fazer ou o que fazer, experimente começar hoje mesmo com a meditação guiada e muitas das suas dúvidas serão respondidas quando começar a praticar.
Experimente iniciar na meditação guiada hoje mesmo e se surpreenda com todos os benefícios que essa prática maravilhosa trará para sua vida!
Por Fabio Balota