Benefícios do Mantra Om Mani Padme Hum
Recitar o mantra Om Mani Padme Hum traz inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente. Dependendo da forma como estamos e da motivação, esse mantra pode purificar o karma negativo e gerar estados elevados.
O Om Mani Padme Hum, pronunciado “Om Mani Peme Hum”, também é conhecido como Mani mantra. Em sânscrito o significado deste mantra é “Oh, Jóia de Lótus”. É o mantra mais conhecido do Budismo e é utilizado para afastar pensamentos negativos e conectar ao amor incondicional. É o mantra da compaixão e da misericórdia.
De acordo com a tradição budista, foi criado pela Deusa Kuan Yin, a grande Deusa da compaixão, aquela que prometeu conduzir todas as pessoas à felicidade verdadeira. Ela é vista em alguns países como um ser masculino, mesmo tendo uma aparência feminina. Alguns grandes sutras dizem que Kuan Yin tem o poder de ouvir todos os seres que pedem ajuda. É uma Deusa de muitas habilidades e formas, e não trabalha sozinha, normalmente está acompanhada por outros seres iluminados.
O mantra Om Mani Padme Hum foi perdido durante séculos e então reavivado e popularizado pelo Buda Padmasambhava quando ele viajou da Índia ao Tibete. Diz a lenda, que ele usava este mantra para transmutar demônios e espíritos da natureza malévola e convertia-os em protetores de Dharma. Isto significa que o mantra tem poderosas propriedades transformadoras.
É o principal mantra usado pelos Bodhisattvas, cuja filosofia de vida é a compaixão por todas as pessoas e seres viventes. Segundo as práticas dos Bodhisattvas, com esse mantra, a pessoa deve fazer o exercício de visualizar seu corpo se transformando naquilo que outras pessoas necessitam.
Por exemplo, para quem não tem casa, visualizar seu corpo se transformando em um abrigo; para aqueles que têm fome, se transformar em comida. Essa é uma forma de enviar boas energias aos necessitados e desenvolver a compaixão, fechando a porta para energias densas, especialmente a inveja.
É um mantra conhecido por nos dar uma mente sutil, refinada e conectada com o amor por todos os seres. Sendo assim, nos ajuda a criar um padrão de pensamento positivo, fazendo um tipo de higiene mental. Trazendo sensações de felicidade e, em um estágio mais avançado, nos permitindo o desprendimento do sofrimento que os desejos nos causam.
Quando o entoamos, esse mantra tem o poder de libertar tudo o que precisamos tirar de dentro de nós. Afasta o ego, o orgulho e também o apego. Tem o poder de proteger e criar vibrações benéficas, além de nos ajudar a meditar em um ritmo tranquilo e entrar em contato com a devoção.
O mantra Om Mani Padme Hum é capaz de proteger quem o entoa de todo tipo de energia negativa. É também inscrito algumas vezes em pedras e bandeiras, que as pessoas colocam dentro e em volta de suas casas para serem protegidas do mal.
O bom karma gerado por esse mantra, volta para aquele que o entoa ou o coloca em pedras ou bandeiras. E como é sabido, a melhor maneira de neutralizar karma negativo é usando a lei da compaixão e misericórdia. Assim, o Om Mani Padme Hum se torna uma das ferramentas mais poderosas para a defesa contra todo tipo de negatividade.
A prática desse mantra é algo simples e fácil de ser realizada, e é um ato que possui a essência do Dharma. Ao fazer uso desse mantra a pessoa se sentirá protegida em todos os momentos de sua vida, sua devoção crescerá de forma natural e seus caminhos serão iluminados.
Esse mantra deve ser recitado de forma contínua, colocando foco e consciência em favor dos necessitados. Desta forma, estará empregando força e intenção no seu objetivo. Durante a entoação do mantra procure ter pensamentos positivos e felizes.
Por Dilma Balota
Exercícios de Autoconhecimento O autoconhecimento envolve a exploração do nosso interior, a busca de nossa verdadeira essência e o entendimento de como pensamos, sentimos e agimos. Para trilhar esse […]
Quais os Benefícios do Autoconhecimento? As pessoas que não se dedicam ao desenvolvimento espiritual ou ao autoconhecimento normalmente se sentem insatisfeitas, ansiosas. Estão sempre buscando a felicidade em coisas […]
Por que ter Autoconhecimento é Difícil? O autoconhecimento é um caminho desafiador e difícil. Livros e cursos ajudam, mas são apenas o começo. Não bastam ideias superficiais, positividade fantasiosa. […]