A Simplicidade do Caminho
Já estudamos sobre esoterismo e exoterismo. Sabemos que todas as grandes tradições tem seu lado esotérico e seu lado exotérico. Tudo depende da busca de cada um e as tradições, assim com a escola, precisam estar prontas para atender a todos nas suas necessidades. Algumas pessoas possuem uma busca profunda, outras fazem do esoterismo o mesmo que os demais com exoterismo. Ou seja, ficam apenas no mundo das ideias, se satisfazem com isso. E está tudo bem.
Como dito, todas as tradições tem seu lado esotérico, todas as tradições revelam a gnose. O caminho é bem mais simples e ao mesmo tempo mais complexo do que imaginamos.
Nós cantamos sempre A Perfeita Alegria e a Oração de São Francisco e as duas falam do caminho, da simplicidade do caminho.
Na Perfeita Alegria Francisco nos fala que ela não está no curar, no realizar milagres, no converter as pessoas, no expulsar demônios. Ou seja, não está no fantástico, não está na projeção astral, na clariaudiência, clarividência, nada disso. A Perfeita Alegria, que é o encontro com o divino com o sagrado, está no coração tranquilo. As pessoas não entendem, negam e rejeitam. Mesmo as pessoas espirituais não reconhecem, insultam, atacam. Mas o que importa é o coração tranquilo.
Na oração de São Francisco, começamos com a dualidade, levando amor onde houver ódio, levando luz onde houver trevas, num processo alquímico tanto interior como exterior. Depois ele fala de amar mais do que ser amado, perdoar mais do que ser perdoado, compreender mais do que ser compreendido, então ele fala de servir, de olhar para o outro, de abandonar a constante preocupação conosco mesmo. Depois ele diz que é dando que se recebe, perdoando que se é perdoado, pois é fazendo para o outro que através do jogo de espelhos criamos a realidade dentro de nós. Por fim ele diz que é morrendo que se vive para vida eterna, disso sempre falamos, quando mais morrermos para identificação com o material mais nascemos para o espiritual e eterno.
O caminho é simples, é revelado em muitas das canções que cantamos, das passagens que lemos.
Que cada um possa intuir e viver a simplicidade do caminho.
Por Fabio Balota
Esforço e Graça Muitas vezes já falamos que o avanço no caminho acontece através de esforço e graça. Recebemos a graça do conhecimento, da condição de fazer, da comunidade. […]
Não Procure o Cristo sem a Cruz O carnaval passou e estamos na quaresma, nesses 40 dias que antecedem a Páscoa. Como sabemos, é um período de preparação para […]
Encontrar o Amor no Auge do Sofrimento Recentemente ouvi um monge dizer que esteve um tempo na Índia e percebeu que lá as pessoas realmente buscam o caminho espiritual. […]