A Lei de Recorrência
A Lei de Recorrência nos leva a reflexão sobre a repetição dos eventos, das experiências e das civilizações ao longo do tempo.
Ao observarmos a vida sob o ponto de vista da Lei de Recorrência, podemos perceber que retornamos incessantemente aos eventos passados, sofrendo as consequências. Essa lei opera em vários níveis, desde o indivíduo até as civilizações que habitaram nosso planeta.
Observando a história, podemos ver a recorrência das civilizações que surgiram e desapareceram ao longo dos tempos.
É interessante ver como cada ciclo traz consigo uma evolução, uma espiral mais elevada em direção ao progresso espiritual ou material. Mas, cada ciclo chega a seu fim, muitas vezes com grandes conflitos.
A Lei de Recorrência afeta cada um de nós individualmente e molda o destino das nações e dos povos, mas não se limita apenas à história da humanidade, não é limitada pelo tempo ou pelo espaço. Ela e se estende ao universo como um todo.
A cada retorno à existência, vivemos a repetição dos padrões de vida, das experiências, dos relacionamentos, a repetição de nossos dramas, comédias e tragédias, cada um acompanhado das devidas consequências de acordo com a Lei de Causa e Efeito, que é intrinsecamente ligada à Lei de Recorrência.
Se estivermos atentos, mesmo durante uma existência podemos ver muitas recorrências. Assim como é acima, é abaixo. Assim como é o grande, é o pequeno. Assim como é fora, é dentro. O Todo vive em cada Uno e cada Uno pertence ao Todo.
Os assassinos enfrentarão novamente a oportunidade de tirar vidas, apenas para serem vítimas de sua própria violência. Os ladrões se encontrarão diante da tentação de roubar, apenas para serem levados à justiça. Os perversos sentirão o desejo de cometer atos cruéis, apenas para se verem incapacitados de realizá-los.
As pessoas que experimentam carências econômicas sem aparente motivo podem estar colhendo os frutos de ações passadas, mesmo que não se lembrem delas. As Leis podem estar nos guiando através das lições que precisamos aprender, nos castigando para nosso próprio bem.
Países marcados pela violência podem estar repetindo padrões do passado.
A cada momento estamos diante de uma decisão que pode nos levar a repetição ou libertação. O sábio uso da Lei do Karma, da Lei de Causa e Efeito, pode nos ajudar a construir um futuro diferente, a colher uma recorrência positiva. Aqueles que conseguem se libertar da Roda do Samsara, dos Ciclos de Nascimentos e Mortes, podem transcender a Lei de Recorrência.
Por Fabio Balota e Natalino Sampaio
Os Três Fatores Os Três Fatores da Revolução da Consciência são morrer, nascer e sacrificar-se pela humanidade. Esses fatores são um dos pilares da gnose, representam aspectos, etapas, níveis, […]
Os Quatro Estados de Consciência Os quatro estados de consciência, denominados Eikasia, Pistis, Dianoia e Nous, representam diferentes níveis de despertar espiritual e compreensão da realidade. Cada estado reflete […]
Os Níveis de Ser Os questionamentos sobre a natureza humana, o entendimento sobre quem somos, sobre qual é nosso propósito de nossa existência, sempre foram desafios. Muitas vezes nos […]