A Conexão com a Alma
O budismo fala da primeira nobre verdade como a verdade do sofrimento, ou seja, o sofrimento existe. Como estamos em um mundo de causa e efeito, certamente existe a causa do sofrimento, que é a segunda nobre verdade no budismo.
Por esses dias, li um trecho escrito por Ibn Arábi onde ele relata uma experiência de dor no braço. Ele disse que começou a sentir dor em um dos braços, e então ele se voltou para sua alma e perguntou porque estava sentindo aquela dor e logo entendeu que havia perdido a conexão com o seu senhor. Na linguagem do Mestre Samuel, ele havia esquecido de si mesmo, de sua alma. Tão logo Ibn Arabi percebeu esse afastamento, logo retornou sua conexão ao influxo, a concentração interna, e se colocou a serviço de seu Senhor novamente, e então a dor foi aliviada.
O sofrimento existe e já conhecemos suas causas, o esquecimento de nós mesmos, de nossa alma, e através da concentração interna, do influxo podemos voltar a essa conexão.
Ocorre que, perceber que sofre é algo bastante difícil porque a dor não se limita apenas ao corpo físico. A ansiedade, o desejo, o desespero, a expectativa, a preocupação, a pressão interna, tudo isso é sofrimento, e vivemos isso quase que diariamente. Mas ainda assim não nos conscientizamos que estamos sofrendo.
Não devemos nos limitar olhando para o sofrimento e dizendo que é o ego. Devemos ir mais fundo e buscar a força de nosso Deus interno presente no sofrimento. Identificar a sombra para chegar a luz. Perceber que atrás daquela imperfeição está o Divino, a nossa realidade, e que por ignorância estamos focando aquela força na direção errada.
Se estamos sofrendo pelo impulso em fazer coisas inúteis, podemos focar nessa mesma energia e trabalhar na obra de nosso Senhor. Desta forma vamos olhando para o nosso sofrimento e direcionando essa força em favor de nossa alma e assim vamos criando as causas para uma vida melhor, seja nessa vida ou vidas posteriores.
Por Dilma Balota
Esforço e Graça Muitas vezes já falamos que o avanço no caminho acontece através de esforço e graça. Recebemos a graça do conhecimento, da condição de fazer, da comunidade. […]
Não Procure o Cristo sem a Cruz O carnaval passou e estamos na quaresma, nesses 40 dias que antecedem a Páscoa. Como sabemos, é um período de preparação para […]
Encontrar o Amor no Auge do Sofrimento Recentemente ouvi um monge dizer que esteve um tempo na Índia e percebeu que lá as pessoas realmente buscam o caminho espiritual. […]