A Ciência do Pranayama
Pranayama é uma ciência exata. Qualquer prática que fizermos utilizando as técnicas dos pranayamas, vamos perceber seus benefícios de forma muito rápida e eficaz.
A ciência do Pranayama tem origem na própria natureza, pois essa técnica tem como raiz o próprio prana, e o prana é a própria vida que mantém tudo em movimento e vitaliza todas as coisas no universo. Sem o prana, não há vida, portanto, o pranayama é uma técnica de utilização do prana para gerar e manter a vida.
De acordo com os estudos da Cosmogênese, durante o Pralaya cósmico, que é o momento em que o universo ainda não se manifestou, o Prana permanece num estado sutil, imóvel, não manifestado e indiferenciado. No momento de sua manifestação, as vibrações do Prana se iniciam e dão origem às mais variadas formas. Diante disso, podemos dizer que o Macrocosmo (o universo), e o Microcosmo (corpo físico) são o resultado da combinação de Prana, como energia de vida ou espírito; e Akasha, que é a matéria, o dispositor da vida.
Patañjali, em seu livro Yoga Sutras, que é um dos textos mais importantes sobre a prática e filosofia do yoga, cita o Pranayama como fazendo parte do seu corpo de doutrina. Seus ensinamentos, visam uma prática muito dinâmica e exigente, que sincroniza a respiração com um conjunto progressivo de posturas.
A eficácia da técnica de Patanjali se deve ao fato de que, através da prática dos Asanas, o corpo físico pode ser controlado e, através do Pranayama, o corpo astral e todas as correntes vitais internas podem ser controlados.
Sendo assim, aquele que conquistar o domínio de sua própria respiração, dominará também as forças do prana, e não será um conquistador apenas de sua própria existência, mas dominará também as forças do universo dentro de si mesmo, pois o Prana é a verdadeira essência da vida cósmica e o princípio sutil responsável pelo desenvolvimento do Universo.
Para o Iogue, o Universo é o seu corpo. A força que pulsa através dos seus nervos não é diferente da que vibra no universo, desta forma, o domínio do prana é o domínio do corpo que significa a conquista da Natureza. Essa é a ciência do Pranayama.
A gravitação, a luz, o calor, a eletricidade, o magnetismo, a atração e repulsão, tudo isso são forças da Natureza presentes dentro e fora de nós mesmos, e que chamamos de “energia”. Com o controle do Prana poderemos gerar luz em nosso interior; calor interno físico ou emocional; eletricidade para nos mover a ação, seja físico, mental ou emocional; magnetismo para atrair situações propícias ao nosso desenvolvimento e amadurecimento; chegar ao meio termo entre atração e repulsão de nossos desejos e conflitos internos. Todo tipo de força deste Universo, seja ela física, emocional ou mental, tem sua origem no Prana, e podemos alterá-las e modificá-las através do Pranayama.
Por esta razão, o Pranayama ou o controle de Prana é o meio pelo qual se pode realizar no corpo a totalidade da vida cósmica e alcançar a perfeição através da conquista dos poderes do Universo. Essa é a ciência do Pranayama.
Por Dilma Balota