Imaginação, Inspiração e Intuição
Imaginação, inspiração e intuição são três faculdades que possuem relação entre si, mas cada uma possui sua própria realidade, função.
A imaginação é aplicada em muitas práticas espirituais. É a faculdade que nos possibilita acessar e perceber realidades espirituais, suprassensíveis. A imaginação traz flexibilidade à mente e nos permite ir além do pensamento linear, incluindo múltiplas perspectivas, múltiplas possibilidades. Ela dinamiza a mudança da forma de pensar, a mudança de paradigmas. A imaginação abre as portas para a transformação interior.
Inventores, artistas, criam através da imaginação. Para desenvolvermos a imaginação, precisamos meditar, aprimorar a habilidade de concentração, a capacidade de focar a mente em uma única coisa.
A imaginação mecânica, a criação de imagens fictícias, é fantasia. A imaginação verdadeira possibilita a comunicação entre diferentes níveis de realidade, a integração dos opostos, é uma ferramenta para transformação interior e elevação espiritual.
A imaginação permite a percepção de uma realidade simbólica em tudo, criando uma conexão, uma ponte com realidades superiores, possibilitando que significados mais profundos, belos, sagrados, espirituais se revelem.
A inspiração é percebida como uma influência elevada que traz clareza, revelação. O estudo de simbologia, as analogias, a interpretação de símbolos, de sonhos, são formas de cultivar a inspiração. A chuva pode ser vista como lágrimas, touro furioso pode ser visto como um inimigo. A inspiração revela coisas ocultas por trás das aparências. Ela possibilita a conexão com realidades mais sutis.
A intuição traz o conhecimento direto. É um captar instantâneo, uma apreensão instantânea. É uma compreensão que revela o significado de símbolos sem a necessidade de análises.
Imaginação, inspiração e intuição são os três passos para a iniciação. Cada nível de consciência tem seu nível de imaginação, inspiração, intuição, seus símbolos, interpretações, conhecimentos.
Quando a imaginação é purificada e a inspiração é cultivada, a intuição se torna uma ferramenta poderosa para a compreensão direta das verdades esotéricas e espirituais.
Por Fabio Balota