Despertar Espiritual, Gurus e Falsos Gurus
Normalmente, no começo do caminho, estamos perdidos, confusos, cheios de dúvidas, sem saber o que estudar, aonde ir, quem procurar, que práticas fazer.
A orientação de pessoas que tenham experiências verdadeiras no caminho espiritual é de grande ajuda. É uma bênção encontrar grupos ou pessoas que realmente tenham alcançado alguma realização espiritual verdadeira. Essas pessoas e grupos são muito difíceis de encontrar e se encontramos quando ainda não estamos preparados, normalmente não reconhecemos.
No mundo da espiritualidade, do esoterismo, existe de tudo.. enganadores, charlatães, sinceros equivocados, e pessoas, realmente desenvolvidas espiritualmente.
No início da jornada espiritual, quase todos os conhecimentos são úteis, por mais básicos que sejam, e qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento, honestidade e boa vontade pode ajudar. Embora possamos nos contentar com ensinamentos mais simples, os de nível superior também estão disponíveis para quem busca. É importante buscarmos por conhecimentos mais profundos à medida que avançamos. Não devemos nos deixar fascinar pelas primeiras informações e parar por aí.
É importante discernir entre os ensinamentos iniciais e avançados, entre o negro e o branco, entre o falso e o verdadeiro, entre o superficial e o profundo, entre o perigoso e o saudável.
Muitos se fascinam por pessoas que parecem ser pessoas serenas, tranquilas, falam de forma eloquente, usam palavras bonitas, frases de impacto, falam de amor e compaixão, dizem o que os outros desejam ouvir, prometem o que não podem cumprir.
Muitos oferecem, em um retiro ou em um curso de final de semana, os resultados obtidos por aquelas pessoas que realmente avançam, e que normalmente demoram 20, 30, 40 anos ou mesmo uma vida toda, praticando com grande intensidade. Evidentemente isso é falso. A busca espiritual não pode ser acelerada. Essa é uma jornada que requer tempo e paciência.
Reconhecer a verdadeira sabedoria exige simplicidade e humildade.
Grupos espirituais avançados geralmente são pequenos, pois os ensinamentos profundos não são para todos. Grupos de fanáticos existem de todos os tamanhos.
Quando vemos milhares de pessoas, normalmente, os ensinamentos são para a massa, são superficiais.
O que mais se deve tomar cuidado é com os manipuladores. Pessoas cruéis disfarçadas de santas. É importante questionar, não aceitar tudo como verdade absoluta por ter sido esse ou aquele que disse. Mas se deve viver intensamente o que sentir ser verdadeiro.
Esses manipuladores normalmente pregam as ideias de ser o único grupo, os escolhidos, os melhores, pregam o “nós contra eles”, contra o mundo, contra outros grupos, contra os falsos ou desviados. Levam ao isolamento, ao afastamento de amigos e família, deixando a pessoa sozinha, gerando uma fragilização, uma dependência e exclusividade do grupo. A dominação pode começar ou ser mais intensa em grupos mais avançados, reservados, internos. Não é fácil perceber a dominação, a manipulação. Não é fácil sair disso. Qualquer um está sujeito a isso, não importa se não tem muitos estudos, se é formado, pós-graduado, mestrado, doutorado. Todos nós temos nossas fraquezas.
Os verdadeiros gurus não buscam seguidores, riqueza ou poder. São pessoas simples, de mente aberta, desapegadas, amorosas, desejam apenas compartilhar, sem criar ou promover separações ou dominar outros. Mais do que tudo, são exemplos, vivem o que ensinam.
Por Fabio Balota