Respiração Profunda e Respiração Rápida
Existem inúmeros exercícios respiratórios que podemos praticar, mas, antes de examiná-los, temos que compreender todo o processo. Ele envolve algumas atividades importantes e as principais delas são os atos de inalar e exalar o ar. A Respiração Profunda e a Respiração Rápida são alguns dos métodos mais utilizados nesta prática.
Respiração Profunda:
É muito comum querermos controlar a respiração depois de estudarmos o processo ou sistema respiratório. Sendo assim, é melhor iniciarmos pela respiração profunda como o primeiro passo nesta direção. No começo não conseguimos controlar a respiração, mas é algo que vamos dominando conforme vamos praticando.
A nossa prática de respiração profunda deve começar depois que inalamos e exalamos todo o ar. Inicialmente, devemos praticar inspiração e expiração bem prolongadas. Depois de algum tempo, fica difícil permanecer com esse mesmo ritmo. Quando chegamos neste ponto, devemos mudar para a respiração natural e suave. Depois de termos descansado, podemos voltar para a respiração profunda novamente. Ao fazermos essa prática por alguns dias, devemos estabelecer um limite de tempo para o período de inspiração e expiração. Por exemplo: Inspirar em 5 tempos e expirar em 5 tempos.
A respiração profunda tem como objetivo acalmar, relaxar e aumentar o foco e a concentração.
Respiração Rápida:
Quando a velocidade da respiração é reduzida, temos como resultado uma respiração profunda. Quando acontece o contrário e a velocidade aumenta, o resultado é uma respiração mais rápida. Neste caso, a inspiração e a expiração acontecem em um curto espaço de tempo. Esse tipo de respiração é fácil para nós entendermos e também para praticarmos. Os seus benefícios incluem a desobstrução da passagem nasal, ajuda no sistema respiratório e proporciona maior vigor e energia.
Portanto, se estamos precisando nos acalmar, podemos fazer ciclos de respirações profundas até sentirmos que a respiração criou um ritmo harmônico. Caso precisemos de energia, podemos fazer ciclos de respirações rápidas até nos sentirmos completamente energizados.
Na prática da Respiração Alternada, a cavidade nasal esquerda é chamada de “Chandra Nadi” ou “Ida Nadi”, (A passagem da lua), onde circula a energia Yin, ou passiva. A cavidade nasal direita é conhecida como “Suryanadi” ou “Pingala Nadi”, (A passagem do sol), onde circula a energia Yang, ou ativa. Esse tipo de respiração também pode ser utilizado para provocar o efeito calmante ou agitado, tal como na Respiração Profunda e Respiração Rápida. Nesse caso, mantemos uma cavidade nasal fechada e deixamos aberta a narina que se relaciona com o outro lado. Podemos fazer ciclos de respiração pela narina do lado que queremos estimular, assim gradativamente vamos sentindo os efeitos dessa prática.
Por Dilma Balota