5 Tipos de Meditação
A meditação possui uma série de técnicas que promovem a integração da mente e do corpo. Alguns tipos envolvem manter o foco mental em uma sensação, enquanto outros tipos envolvem focar a atenção no presente.
Muitas pessoas utilizam a meditação para promover o relaxamento e aumentar a consciência, em meio a um mundo estressante, onde os sentidos muitas vezes ficam entorpecidos.
Pesquisas mostram que a meditação melhora o bem-estar físico, bem como a saúde emocional.
Destacamos aqui os 5 tipos de meditação mais indicadas, suas características, como realizá-las e as vantagens de praticá-las.
Meditação em um Mantra:
Um mantra pode ser algo tão simples como dizer apenas uma palavra ou uma frase completa.
Na meditação por mantra o objetivo é repetir um mantra durante toda a sessão, da mesma que a respiração é o objeto de consciência para a meditação mindfulness.
Como resultado, esse tipo de meditação pode não ser a primeira escolha natural para alguém que deseja iniciar a prática. No entanto, uma pesquisa descobriu que a meditação por mantra pode ter benefícios de saúde semelhantes à meditação da atenção plena. Isso ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e melhora o bem-estar geral.
Atenção na Respiração:
Essa prática envolve reservar um tempo para sentarmos e nos concentrarmos na respiração, e pode ser de apenas cinco minutos por dia. Basta encontrar uma cadeira, sofá ou local no chão onde possamos sentar confortavelmente. Então, é só fecharmos os olhos e concentrarmos na respiração, sem tentar controlá-la. Sempre que percebermos que a mente se desviou, devemos suavemente trazer a atenção de volta para a respiração.
Meditação Andando:
Em vez de usar a respiração como objeto de atenção, a meditação andando o encoraja a nos concentrarmos em cada passo para estarmos totalmente presentes.
Isso envolve nos tornarmos conscientes do movimento de cada pé; percebendo a ação de levantar, abaixar e fazer com que cada pé toque o chão, um passo após o outro.
A meditação andando permite que cultivemos uma sensação de consciência mente-corpo, concentrando-nos nas sensações físicas de nosso corpo enquanto ele se move. Ela é uma ótima opção para quem acha difícil ficar parado.
Meditação Guiada:
A voz de uma pessoa ao vivo ou em uma gravação pode atuar como um guia para direcionar vários tipos de meditação. Isso difere das formas de meditação autoguiada que a própria mente de um indivíduo dirige.
Alguém pode usar meditação guiada para atenção plena. Mas, as pessoas que são novas na meditação podem querer começar com um guia de alguma forma. Um guia ao vivo pode estar disponível nas reuniões do grupo, enquanto uma gravação está disponível por meio de vídeos, podcasts, aplicativos e gravações de áudio.
Meditação de Varredura:
Essa técnica consiste em concentrar nossa atenção nas partes do corpo e ir relaxando cada uma, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés. Ou seja, ela pode ser preferível para quem tem dificuldade em se concentrar apenas na respiração – pode ser mais fácil ancorar a consciência em como o corpo se sente.
Além disso, as meditações de varredura corporal são uma ótima maneira de aliviar ombros tensos ou pescoço tenso, que geralmente se acumulam como resultado de estresse ou ansiedade.
Por fim, combinar a meditação com um hábito diário – como escovar os dentes ou tomar banho – pode nos ajudar e incorporar a prática à vida.
Iniciar uma prática de meditação pode parecer assustador. No começo, é normal que os pensamentos se agitem e sintamos que não está funcionando.
Mas, a chave para a meditação é a disciplina e ser gentil conosco mesmo. Podemos comparar isso ao malhar na academia ou correr. Quanto mais praticarmos, mais hábeis iremos nos tornar e mais benefícios iremos colher.
Por Fabio Balota