Qual o Melhor Horário para Meditar?
Essa é uma das dúvidas que mais paira na cabeça de quem está querendo começar a meditar. Então, existem alguns horários recomendados para fazer meditação, mas que podem variar de acordo com uma série de fatores. Os horários mais comuns são:
Assim que nós acordamos: De manhã cedo é um dos melhores momentos para praticar. Não precisamos, necessariamente, acordar às 4h, 5h ou 6h. Podemos acordar uns minutinhos mais cedo e fazer a prática de meditação. O horário varia de acordo com a disponibilidade de cada um.
Antes de adormecer: Outro horário recomendado é antes de dormir. Podemos, um pouco antes do horário de deitar, nos prepararmos para a prática de meditação.
No meio do dia: Quando a energia do sol está bem forte, algumas pessoas se sentem mais vívidas, não sentem a mente sonolenta e tem muito mais facilidade para meditar nesses momentos do dia.
No fim da tarde: Quando o sol está se pondo. Esse é um bom horário para nos harmonizarmos com a natureza, para praticarmos meditação.
O mais importante é encontrarmos horários que façam sentido em nossa rotina, segundo nosso temperamento, nosso ritmo. Às vezes nos dizem que meditar de manhã cedo é o melhor horário, mas nós sentimos muito sono.
O melhor horário para a meditação é aquele que se adequa a nossa necessidade, nosso momento, temperamento. Podemos tentar a prática em vários momentos diferentes e descobrir qual deles funciona adequadamente.
Além disso, como já citamos, cada horário de meditação corresponde a um objetivo em específico. Pode ser por desenvolvimento pessoal, para relaxar antes de dormir ou para ter um dia mais leve. Por isso, é muito importante saber o que queremos com esse hábito e ver o melhor horário para isso.
Por Fabio Balota