Os Mantras e o Poder do Verbo
Originada do sânscrito, a palavra “mantra” vem de “man” (mente ou pensamento) + “tra” (proteger/socorrer). Quando cantamos um mantra, estamos, portanto, criando em torno de nós uma energia protetora. Os mantras podem ser ouvidos e cantados.
O canto de mantras pode gerar efeitos mesmo que ainda não tenhamos muita concentração, mesmo que ainda não tenhamos muito controle de nossas mentes. Assim, é uma boa prática para quem tem a mente agita e está iniciando.
A prática dos mantras também permite que mudemos a nossa percepção das coisas. Ao elevar nossa vibração, temos a possibilidade de aprender algo. É muito comum que, depois de começar a praticar, acalmando as emoções, as pessoas entendam algo que nunca tinham compreendido antes, como a passagem de um livro, por exemplo. Isso acontece porque, ao elevar a vibração, as portas para o conhecimento se abrem.
Além disso, cantar os mantras ajuda a elevar as nossas emoções. A música em si mesma possui uma vibração, por isso, se cantamos uma hora por dia, elevamos a nossa vibração e, assim, conseguimos manter e sustentar emoções elevadas, superiores, um estado de bem-aventurança.
Ao cantar um mantra, podemos alcançar o êxtase do amor puro de Deus. Quando a pessoa atinge esse êxtase, ela permanece em um estado de felicidade inabalável: mesmo que tenha problemas com dinheiro, no trabalho, com a família, esse estado pode se manter.
Ao cantar determinado mantra, nós entramos em contato com a realidade vibratória desse mantra. Essa vibração nos permite estabelecer contato com uma força da natureza, como a compaixão, que tem como representação uma determinada divindade.
Quando entramos em contato com a realidade de uma determinada divindade, podemos começar a construir essa realidade dentro de nós, iniciando um processo de transformação do nosso mundo interno.
Se, ao cantar um mantra, direcionarmos as energias geradas por ele para um local ou uma pessoa, estaremos ajudando esse loca ou essa pessoa.
Entre as práticas mais comuns na gnose, está a prática de cantar os sons fundamentais: as sete vogais da natureza (I-E-O-U-A-M-S), que estão presentes em toda a natureza, em cada flor, em cada rio e montanha. Ao praticar esses mantras (I-E-0-U-A-M-S), podemos entrar em vibração com a natureza e com as virtudes correspondentes a cada um deles, como a paciência, o arrependimento e a humildade.
Vibração original do universo, o mantra OM tem o poder de despertar a clarividência e a intuição. O Gayatri Mantra, por sua vez, dedicado originalmente ao Deus Sol, tem o poder de iluminar as nossas mentes. Tendo o poder de atuar sobre a nossa vontade, o Maha Mantra nos ajuda a enfrentar os problemas existentes no trabalho e nos afazeres do dia a dia. O mantra Gate Gate Paragate Parrassangate tem o poder de nos livrar dos sofrimentos, de todos os problemas do mundo e de suas causas.