O que Devo Fazer se Sentir Dores nas Pernas ou nas Costas Durante a Meditação?
Aqueles que iniciam na meditação, podem experimentar algum grau de desconforto durante as práticas, por isso, no post de hoje, falaremos sobre como lidar com as dores e sensações desagradáveis que podem surgir enquanto meditamos.
Com nossa sociedade em constante evolução, um número expressivo de pessoas trabalham sentadas o dia inteiro na frente de um computador, sem fazer qualquer atividade física para estimular o corpo, ao invés disso, à noite sentam-se no sofá para ver TV e o corpo permanece sem ação.
Durante o dia a dia, podemos não sentir a forma como nossos comportamentos sedentários têm influência em nossos corpos, não percebemos como sentamos tortos em nossas cadeiras e no quanto isso pode ser prejudicial. No entanto, basta iniciar na meditação, que em menos de 10 minutos sentados já podemos sentir as demandas de nosso corpo, as dores nas costas e nas pernas causadas por nossos hábitos ruins.
É muito importante esclarecer isso para que não associemos essas dores e desconfortos às práticas meditativas. Sendo assim, o motivo por sentirmos dores nas pernas e nas costas quando meditamos, não tem nada a ver com a meditação em si. Sabendo disso, como devemos lidar com as dores quando elas surgem?
Primeiro, não sinta-se culpado, ao invés disso, se sentir dor enquanto medita, mova-se o mais lentamente possível e ajuste a posição até que se sinta confortável novamente. Mas, evite ao máximo se agitar demais durante a prática.
Manter-se numa posição estável é fundamental para a estabilidade da mente. Por isso, escolha uma posição na qual se sinta o mais confortável possível, mas não tão relaxado ao ponto de adormecer durante a sessão.
Nem todos os dias estaremos bem, por isso, em alguns dias pode realmente ser mais desafiador sentar-se e meditar por longos minutos. Mas, não se deixe vencer por esses obstáculos, sua evolução vai ocorrer à medida que você enfrenta e vence os desafios.
Uma excelente maneira de se sentir mais confortável durante a meditação é praticar exercícios de alongamento antes de iniciar sua sessão, isso irá soltar seus músculos mais tensos e te ajudará a permanecer imóvel por mais tempo.
Por Fabio Balota