Um dia a porta poderá estar fechada
Já falamos muitas vezes que esta é um oportunidade rara. Só a vida já é uma oportunidade rara. Só o entrar em contato com o ensinamento já é uma oportunidade rara e nós temos a oportunidade entrar em contato com esse ensinamento, temos pessoas que podem ajudar, condições financeiras, entendimento, estamos num país que nos permite fazer tudo livremente, temos um espaço bonito, agradável, bem localizado.
Achamos que tudo vai durar para sempre, não damos valor, não reconhecemos a oportunidade. Só percebemos a importância quando perdemos e um dia a porta poderá estar fechada.
A postura da Escola é de abertura, liberdade, não obrigamos ninguém a nada, não manipulamos, não colocamos medo, não vamos mandar ninguém embora e nem fechar a porta para ninguém.
A liberdade é assustadora, pois estudar, fazer práticas, participar de atividades, avançar no caminho depende única e exclusivamente de nós mesmos. A Escola pode ajudar, dar espaço, gerar oportunidades, criar atividades, servir de ponto de encontro, mas a escolha é de cada um.
Muitas vezes podemos ver o que acontecerá observando o que as pessoas dizem e fazem. Observamos a ingratidão, as dúvidas, os apegos, a indiferença, o desprezo, o orgulho, a vaidade e vemos que isso vai acabar levando a pessoa embora, fazendo com que as portas se fechem para ela. Claro que se pode trabalhar sobre esses aspectos, mas existe um tempo para tudo uma janela de tempo. Contudo, se não fizermos nossa parte, um dia a porta poderá estar fechada.
Nesse momento tudo está muito aberto, estamos recebendo muitas oportunidades, avisos, inspirações e bênçãos, se não aproveitarmos, um dia a porta poderá estar fechada.
Alguns pensam que a Escola é aberta, legal, que ninguém reclama, que não vão levar bronca, que não vai acontecer nada e por isso podem fazer tudo que quiserem, podem aparecer quando quiserem. Cada um tem as suas justificativas e não percebe que está fazendo suas escolhas, se afastando do conhecimento, do sagrado e um dia a porta poderá estar fechada.
Outros ficam maravilhados de que a Escola ofereça tudo de graça e acham que podem fazer tudo sem dar nada em troca, sem uma contribuição, um serviço, uma participação. Mas um dia a porta poderá estar fechada.
Outros, deveriam estar servindo, mas ainda estão querendo receber; deveriam estar dando, mas ainda querem tudo apenas para si; deveriam fazer, mas ainda estão esperando que alguém faça tudo. Mas um dia a porta poderá estar fechada.
Somos nós mesmos que vamos fechando as portas para nós. Ninguém precisa fazer nada. Se não trabalhamos aspectos como ingratidão, dúvidas, apegos, indiferença, desprezo, orgulho, vaidade, esses mesmos aspectos irão gerar as situações e um dia a porta poderá estar fechada.
Não abandonemos nossas almas, aproveitemos as oportunidades que nos são oferecidas, lutemos por nossas almas.
Por Fabio Balota