​MEDITAÇÃO DE COMPAIXÃO

​MEDITAÇÃO CONDUZIDA EM CD PARA PRATICAR EM SUA CASA

Comprar

A meditação da compaixão também é chamada de meditação do amor-bondade. A meditação da compaixão é uma poderosa oração por nossos semelhantes. Também busca aliviar o sofrimento de nossos semelhantes, na prática, nos fatos da vida diária.

Esta prática consiste em desejar profundamente, desejar com muito amor e compaixão, que todos os seres sejam felizes, ditosos, e estejam em paz; que ninguém engane ou despreze o próximo; que ninguém deseje o sofrimento alheio; que não sofram mal algum; que tenham paciência e persistência para enfrentar e superar as dificuldades da vida; que os aflitos sejam consolados; que as dores dos que sofrem sejam aliviadas; que os bondosos tenham paz; que os mansos alcancem a libertação; que os libertos sejam abençoados e ajudem os outros a se libertar.

​Nesta prática devemos utilizar o pensamento dirigido, a reflexão, a contemplação do tema, da ideia, do sentimento, da emoção. Utilizamos a imaginação para gerar o estado de compaixão. Quando o estado surgir, devemos abandonar tudo e fazer do estado nosso objeto de meditação, vibrando compaixão. Se o estado enfraquecer, ou se perder, devemos voltar ao processo para gerar o estado novamente.

Por mais que não se perceba ou acredite, a prática influencia à todos. É uma prática em que acumulamos méritos. É uma prática para abrirmos o coração. Não é baseada na mera repetição de palavras, ou frases positivas, mas sim na irradiação de profundos e sinceros sentimentos. É uma prática muito boa para quem tem a ira como uma característica marcante. Com ela cultivamos estados libertos, elevados, e as emoções negativas vão perdendo seu poder.

Cada prática traz um resultado para nós mesmos, cada prática tem como objetivo trazer algum tipo de purificação para nossos próprios corações e mentes.

Compaixão é capacidade de sensibilizar-se com o sofrimento alheio, de colocar-se no lugar dos outros. Começa com boa vontade e é desenvolvida gradualmente, à medida que nos autoconhecemos e percebemos nossos próprios sofrimentos. Conforme a compaixão se desenvolve, o sofrimento dos outros se torna tão doloroso quanto o nosso.

Não podemos esperar por uma felicidade isolada, não podemos esperar ter felicidade, se maltratamos, criticamos, desprezamos os outros. Todos nós queremos a felicidade.

Enquanto nossas mentes estiverem cheias de pensamentos ruins, pensamentos de raiva, mágoa ou inveja, nossas palavras serão grosseiras, difamatórias, caluniosas, maldosas, maliciosas, mentirosas, vingativas. Nesta situação, tudo o que pensamos gera dor, sofrimento, criticamos tudo e todos, tudo nos é desagradável, estamos sempre tensos. Sofremos com nossa própria vaidade, orgulho, desprezo, desrespeito. Queremos competir, pensamos em causar prejuízo aos outros, sentimos um prazer mórbido ao vermos o sofrimento alheio. Nossos próprios pensamentos inábeis nos destroem, nos fazem sofrer.

Contudo, se cultivarmos compaixão, amor e bondade, nossas mentes ficarão repletas de bons pensamentos, nossas palavras serão suaves, verdadeiras, bondosas. Mas somente quando conseguirmos compreender profundamente a compaixão é que ela será parte de nós. Então, seremos mais compreensivos, flexíveis, seremos mais pacientes, tolerantes, estaremos abertos a perdoar. Tudo será mais agradável. Buscaremos ajudar, cooperar com o próximo. Estaremos cheios de gratidão, felicidade, satisfação, contentamento. E assim relaxaremos, teremos paz e tranquilidade.

Alegria altruísta é o alegrar-se com a felicidade dos outros. Conforme purificamos nossos corações e mentes, a alegria dos outros se torna nossa alegria. A alegria altruísta é um bom remédio para combater o ciúme e a inveja.

ESCOLHA UM AMBIENTE ADEQUADO

PRATIQUE

EQUILIBRE-SE E TRANSFORME-SE

SOBRE O CD

A agitação de nosso dia a dia diminui cada vez mais a nossa qualidade de vida, mal temos tempo para realizar uma boa refeição, que dirá parar para uma boa respiração, relaxamento e meditação. A ansiedade, a preocupação, o stress, a depressão, o desgaste físico e mental, gerados por este estilo de vida moderna, são causas de muitas doenças.

As práticas espirituais nos levam para dentro de nós mesmos, em contato com nossa essência, por isso elas são de extrema importância para mantermos a calma, a paz, o equilíbrio, a tranquilidade além de sabedoria para viver os desafios diários proporcionados pela vida.

Para atender as pessoas que não podem estar presentes em nossas práticas diárias, elaboramos a Canção de Lótus. Esperamos que com essa prática todos possam fazer suas práticas em suas casas, ou onde estiverem, e assim receber as bênçãos necessárias para realizarem verdadeiras transformações em suas vidas.

Conheça as Faixas

01 - Introdução 3:17